A TATRA anunciou que em 2021 irá inaugurar fábrica de caminhões no Brasil, trata-se de uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo foras de estrada com tração integral, e terceira mais antiga construtora de veículos do mundo.
A TATRA teve origem no Império Austro-Húngaro, hoje território da República Tcheca, fundada em 1850 com o nome Nesselsdorfer, inicialmente para a produção de veículo para tração animal, más algumas décadas depois, passou a produzir vagões para trem, e em 1897 fabricou o primeiro automóvel da Europa central, e logo no ano seguinte, fez seu primeiro caminhão utilizando dois motores Benz.
A partir de 1914 a produção foi grandemente estimulada pela 1 guerra, e novos caminhões surgiam, como o TATRA 13 em 1924, o T-26, seu primeiro trucado, e o T-27 e T-39, com motor V8, isso já na segunda guerra mundial, período em que surgiria também o lendário T-111 em 1948.
Mas a então TATRA também estava seguindo na fabricação de automóveis, em 1919, ainda se clamava Nesselsdorfer, mas à sua linha de automóveis deu o nome TATRA, fazendo referência as montanhas de TATRA, desenvolveu o revolucionário Tatra 11 em 1921, seguido pelo T-12, e T-17 em 1926, com o relativo sucesso da tinha de automóveis a marca foi formalmente renomeada como Tatra, em 1927. Também foram fabricados veículo de luxo como o T-77, um dos carros com o melhor coeficiente aerodinâmico da história automotiva mundial, tinha motor V-8 refrigerado a ar montado na traseira, aqui se nota uma curiosa semelhança com um clássico mundial, ocorreu que a o engenheiro da TATRA chegou a discutir suas ideias com Ferdinand Porsche, que usou muitas características conceituais no Kdf-Wagen de 1938, mais tarde conhecido como o VW Sedan e VW Fusca, fato que chegou a gerar ação judicial e pagamento de indenização por parte da VW algumas décadas depois.
A Tatra, foi nacionalizada em 1946, quando o Partido Comunista da Checoslováquia chegou ao poder, concebia modelos de automóveis como o Tatra 600 Tatraplan, e a divisão de automóveis foi transferida para a Skoda, para liberar o potencial da TATRA para o setor de caminhões, que era o seu forte.
Curiosamente a Skoda, que estava construindo os automóveis TATRA teve intenções se vir para o Brasil em 1956 para fazer automóveis, caminhões e tratores, em negociação com a brasileira BRAVEMA, porém sem sucesso. As intenções se repetiram na década de 90, com muitos planos de trazer vários caminhões e construir fábrica, porém, depois de alguns anos de mudanças e adaptações de projetos, nenhum se concretizou.
A TATRA caminhões, lançou em 1968 o T813, com tração integral, cabine montada sobre o motor, que ainda era raro na época, e sistema de produção modular.
Em 1983 foi lançado o T815, um grande sucesso da marca e é produzido até hoje, na versão T815-7, caminhão que participou vários anos do rally dakar, vencendo várias edições do maior rally do mundo.
A Avibras Aeroespacial S.A. que hoje é o maior fabricante brasileiro de equipamentos de defesa, lançou em 1983 os projetos ASTROS II, (Artillery Saturation Rocket System), com cinco variantes de veículos com sistemas integrado de defesa antiaérea de alta mobilidade e precisão que viria a ser seu produto mais vendido, inclusive para o exterior, receberam os chassis TATRA com trações integrais 4x4 e 6X6, com motores TATRA V8, e suspensão pneumática independente.
Os caminhões fora de estrada da TATRA se tornaram um referência mundial, quando se trata de terrenos quase impossíveis de transpor, como pode ser visto em vários vídeos, de demonstrações, quebra de recordes.
Em 2011, a holandesa DAF comprou 19% da TATRA caminhões, e foi lançada a linha Phoenix, com variações de eixo 4 × 4, 6 × 6, 8 × 8 e 10 × 10.
São caminhões para uso em operações de construção, florestais, ou outros tipos de serviços pesados fora de estrada que exigem caminhões traçados, esses caminhões começaram a receber os motores e cabines iguais ao DAF, do Grupo PACCAR.
Com a formalização da vinda da TATRA para o Brasil, ainda não se esclareceu quais modelos serão montados, más já foi informado que a DAF, instalada no Brasil, fornecerá o trem de força e cabines, e que os caminhão da TATRA se destinará ao setor off road, de construção, mineração, florestal e sucoralcoleiro, por isso estima-se que sejam opções da linha Phoenix, que provavelmente continue utilizando as cabines antigas DAF, já que este ano a marca lançou o novo padrão europeu de cabines para seus caminhões.
A previsão é que os novos veículos TATRA montados em fábrica própria no Brasil, saiam de fábrica em 2022.
CONTATO do Canal:
[email protected]
FACEBOOK: http://www.facebook.com/qravolantao
No Stickers to Show