Fala AssombradOs! Vocês já ouviram falar sobre alguma lagoa "assombrada"? Pois bem, na Índia, mais precisamente no campus de Karyavattom da Universidade de Kerala, uma lagoa foi simplesmente abandonada pelas pessoas, por acreditarem que a mesma é assombrada pelo espírito de uma jovem, que teria tirado a própria vida. Em uma recente matéria do jornal digital "The News Minute" foi mencionado que, quando você entra no vibrante campus de Karyavattom, o clima é geralmente leve e festivo, como na maioria dos campi. Porém, no interior do campus, as trilhas de barro levam a um lugar misterioso: uma lagoa abandonada chamada Hymavathi, que fica ao lado de uma casa em ruínas no meio de uma floresta. Cercado de muita vegetação, o local é geralmente sombrio, mesmo com a luz do Sol incindindo sobre as árvores. É nesse local que várias pessoas, ao longo dos anos, alegaram ter visões sobrenaturais. Um lugar atolado em mitos e superstições por tanto tempo, que um grupo de estudantes se organizou para tentar cuidar da lagoa, que tem potencial para se tornar uma fonte de água para o campus.
A lenda mais popular conta que o lago e as áreas adjacentes são assombradas pelo espírito de uma jovem mulher brâmane chamada Hymavathi. Acredita-se que a mulher tenha tirado a própria vida ao se afogar no lagoa, depois que seu amante - um homem de casta inferior - foi assassinado por seus próprios parentes. A lagoa está no meio do campus Karyavattom, que possui 450 acres, da Universidade de Kerala. E, até algumas semanas atrás, nem os estudantes nem os funcionários da universidade chegavam perto do local, com medo de Hymavathi. O campus foi criado em 1968 e, desde então, o local está abandonado. Segundo Vishnu KP, presidente da União Universitária de Pesquisa, as pessoas tinham muito medo de visitar o local, por acreditar que o espírito de Hymavathi estava à espreita em algum local. Porém, eles acreditavam que algumas pessoas espalharam de propósito essa história, uma vez que costumavam usar o lago para sessões de bebedeira. Na verdade, até mesmo uma pesquisa no Google mostra o campus de Karyavattom como um lugar assombrado, algo que desagradava Vishnu KP. Ele alegou que as pessoas buscavam educação no campus, não lendas.
Entretanto, isso começou a mudar em 16 de março deste ano. Cerca de cem pessoas se reuniram ao redor da lagoa durante a noite, todos com lanternas na mão, para debater uma questão: a história de Hymavathi seria mesmo verdade ou não passava de um mito? A discussão foi o resultado de uma iniciativa de um grupo de estudantes da universidade, que decidiu "exorcizar o fantasma de Hymavathi" do campus. Estudantes, técnicos de um Tecnoparque próximo e moradores locais também participaram da discussão, que durou cerca de 2 horas. Ao final, as pessoas, incluindo moradores locais, saíram convencidos de que o espírito de Hymavathi não assombrava a lagoa.É importante mencionar que, antes mesmo dessa discussão, já havia um financiamento para renovar o local, que deverá contar com um parque, um jardim e bancos para sentar. Árvores frutíferas deverão ser plantadas ao redor da lagoa, e o Departamento de Biologia Aquática também deve iniciar atividades para que o local não fique abandonado novamente.
Por outro lado, e a história sobre Hymavathi? Segundo o parapsicólogo George Mathew, duas histórias foram misturadas para formar a lenda atual. Ele disse que, anos atrás, a cerca de 2 km de distância do campus, havia um pequeno lago, onde uma menina chamada Hymavathi se afogou de forma acidental. A lagoa atual foi construída posteriormente pelo Departamento de Biologia Aquática, depois que o campus foi estabelecido. Quando havia escassez de água nos albergues femininos, as alunas costumavam usar essa lagoa para tomar banho e lavar roupa. Com o tempo, algumas funcionárias passaram a comentar, que teriam visto o espírito de Hymavathi nos arredores da lagoa. Então, algum tempo depois, houve um caso de assassinato no campus: um homem pertencente à comunidade Nadar foi morto por um homem da comunidade Nair. O crime foi por motivos pessoais, e o incidente aconteceu anos após a morte de Hymavathi. No entanto, ambas as histórias foram combinadas e o mito se tornou popular. Resumindo? O fantasma de uma jovem não assombraria a lagoa Hymavathi! Porém, e vocês, AssombradOs? Conhecem alguma história semelhante? Deixem a opinião de vocês no comentários!
* Música: https://www.youtube.com/user/myuuji
* Jingle no final feito por Fernando Kielblock
[email protected]