*** CUPOM DE DESCONTO: VERONICA ***
10% de desconto na compra de qualquer produto da Loja!
http://www.lojaassombrada.com.br/
Camisetas, Canecas, Posteres, Luminárias, Livros, Coletâneas de Vídeos e muito mais. Visite!
-----------------------------------------------------------------------------
Fala AssombradOs! Em um sobrevoo de rotina no Oceano Ártico, em meados deste mês, um cientista da NASA fotografou misteriosos buracos no gelo sobre o leste do mar de Beaufort. Os buracos parecem ser os primeiros do gênero já registrados em foto, e os pesquisadores estão tendo dificuldades para entender o que são e como eles surgiram. As imagens foram registradas por uma operação da NASA chamada "IceBridge", uma missão aérea que sobrevoa, anualmente, as duas regiões polares, e que está atualmente em seu décimo ano sobrevoando o Ártico. São muitas horas de voo mapeando o gelo terrestre e o gelo marinho. Porém, em 14 de abril, o cientista da missão IceBridge, John Sonntag, descobriu algo que nunca havia visto antes.
Uma foto em alta resolução, que está disponível na página "Earth Observatory", da NASA, foi tirada por John Sonntag pela janela do avião de pesquisa P-3, enquanto sobrevoava o Mar de Beaufort. Naquele momento, a localização da aeronave era 69.71° N e 138,22 ° W, cerca de 80 km a noroeste do delta do rio Mackenzie, no Canadá. Segundo Sonntag, a equipe viu essas formações, meio que circulares, apenas por alguns minutos, e ele não se lembrava de ter visto em qualquer outro lugar. Aliás, naquele dia, o objetivo principal do voo era fazer observações do gelo marinho em uma área que não tinha sido coberta pela missão antes de 2013. Ainda assim, a imagem provocou uma quantidade razoável de questionamentos, embora respondê-los não é uma tarefa fácil, quando estamos diante de apenas uma fotografia ou imagem de satélite. Assim sendo, houve quem comentasse que os buracos poderiam denotar bases secretas no Ártico ou até mesmo ser o resultado da queda de OVNIs em nosso planeta, em uma explícita conotação extraterrestre. Porém, será que estamos diante de algo secreto e de outro mundo?
Segundo a NASA, alguns aspectos da imagem são fáceis de explicar. O gelo marinho no local era claramente um gelo jovem crescendo dentro do que antes era uma longa e linear área de mar aberto. Segundo Don Perovich, geofísico de gelo marinho na Faculdade Dartmouth, em New Hampshire, nos Estados Unidos, isso pode ser observado através de algumas ondulações à frente de cada buraco central. Ainda segundo Perovich, talvez haja uma movimentação geral da esquerda para a direita do novo gelo, conforme evidenciado pelo "rafting" no lado direito da imagem. O "rafting" ocorre quando duas camadas de gelo fino colidem. Como resultado da colisão, blocos de gelo deslizam acima e abaixo um do outro em um padrão que se assemelha a um "zíper" ou "dedos entrelaçados". De acordo com Nathan Kurtz, cientista do projeto IceBridge, é definitivamente uma área de gelo fino devido ao "rafting" próximo aos buracos e a cor cinza indicando pouca cobertura da neve. Contudo, ele não tinha certeza sobre a dinâmica que levou ao formato de semicírculo ao redor dos buracos, visto que ele nunca tinha visto nada assim antes.
Na verdade, os buracos são difíceis de explicar. Uma teoria é que eles tenham sido feitos por mamíferos, assim como focas. Os buracos parecem semelhantes as fotografias de buracos respiratórios de focas-aneladas ou focas-harpa. Segundo Walt Meier, cientista do Centro Nacional de Dados sobre Gelo e Neve, as características ao redor dos buracos podem ser devido as ondas de água, que se espalham sobre a neve e o gelo, quando as focas surgem ou uma espécie de "mecanismo de drenagem" resultante de quando o buraco é feito no gelo. Chris Polashenski, um cientista de gelo marinho do Laboratório de Pesquisa e Engenharia de Regiões Frias, disse ter visto características como essas antes, mas não tem uma explicação sólida para elas. Ele concorda que buracos respiratórios de focas são uma possibilidade. Igualmente plausível é que os buracos tenham sido causados por correntes de convecção, ou seja, um possível vazamento de águas subterrâneas aquecidas, que fluem das montanhas para essa área em particular. E vocês, AssombradOs, o que acham? Deixem a opinião de vocês nos comentários!
Redator Marco Faustino
https://goo.gl/iDKgDt
-----------------------------------------------------------------------------
- CANAL SECUNDÁRIO: Vida de Nozes: http://goo.gl/Kxuw62
- CANAL DA NOSSA FILHA PENÉLOPE KIDS: https://goo.gl/uaKwZZ
- MIDIAKIT https://goo.gl/YRlIsN
- NOSSO BLOG: http://www.assombrado.com.br/
- FACEBOOK: http://goo.gl/ofNAWN
- TWITTER: https://twitter.com/AssombradoBlog
- INSTAGRAM: ana_lazafornaza
* Música: https://www.youtube.com/user/myuuji
* Jingle no final feito por Fernando Kielblock
[email protected]