Anúncios




(Máximo de 100 caracteres)


Somente para Xiglute | Xiglut - Rede Social | Social Network members,
Clique aqui para logar primeiro.



Faça o pedido da sua música no Xiglute via SMS. Envie SMS para 03182880428.

Blog

Como tirar a CNH

  • O que você precisa saber antes de tirar a Carteira Nacional de Habilitação  


    A primeira habilitação, também chamada de permissão para dirigir, é um momento muito importante, tanto para os jovens que acabam de completar 18 anos, quanto para aqueles que precisam dirigir um carro no dia a dia. Para diminuir o friozinho na barriga, preparamos algumas dicas que vão ajudar você desde a escolha da autoescola até a compra do primeiro carro.

    Se você quer aprender a dirigir, saiba que existem alguns requisitos básicos para iniciar esse processo. Além de cumprir exigências, como: ser maior de idade, saber ler,  escrever e ter documentos de identificação  (RG, CPF e comprovante de residência), o futuro motorista também precisa passar por um cadastro gratuito no Detran, avaliações médicas, aulas teóricas e práticas junto a uma autoescola.

    Como tirar a CNH


    Ainda que muitas pessoas comecem a jornada rumo à carteira de motorista procurando por uma autoescola, você pode se adiantar fazendo um cadastro no portal do Detran. Lá é feito o agendamento da biometria, onde será realizado a coleta digital das suas impressões digitais, foto e assinatura.

    Após a coleta, está na hora de realizar os exames médicos e psicológicos, que são obrigatórios e realizados por profissionais credenciados.
    Importante! Os valores desses exames são pagos diretamente aos médicos, e não ao Detran! 

    Caso você seja reprovado em algum dos exames, basta reagendar e pagar as taxas novamente. Mas atenção: depois de seguir esses passos você tem o prazo de até um ano para realizar os cursos preparatórios em uma autoescola, a prova teórica e a prática de direção no Detran. Por isso, só dê entrada nos documentos se você realmente pretende tirar sua habilitação.

    Antes de assinar qualquer contrato, busque informações sobre as condições de pagamento. Programe-se para adequar as parcelas ao seu bolso ou mesmo pagar tudo à vista. Não deixe de fazer um planejamento de suas finanças pessoais e não esqueça de exigir o recibo de cada pagamento que for feito. 

    Para dar continuidade ao processo, saiba como encontrar uma boa autoescola


    Ao ser aprovado nessa etapa inicial, você já pode se inscrever em uma auto escola para iniciar com as aulas.
    Procure por referências: consulte as auto escolas credenciadas no site do Detran. Busque também por recomendações de conhecidos e ex-alunos sobre os serviços oferecidos. Pesquise  pela sua reputação em sites como Reclame Aqui, Procon e nas redes sociais;
    Localização e flexibilidade: uma boa dica é buscar uma opção próxima à sua casa e que ofereça aulas com horários flexíveis;
    Atendimento: esse é o momento para tirar todas as suas dúvidas e avaliar se o custo-benefício realmente vale a pena;
    Estrutura: avalie se a autoescola oferece carros em bom estado, salas de aula em boas condições, apostilas com conteúdo satisfatório, equipe prestativa e ambientes adequados;
    Instrutor: outra questão importante a ser analisada é a experiência e a didática do instrutor, e, até mesmo, a simpatia e a paciência dele para lidar com alunos que estão aprendendo;
    Condições dos veículos: conheça os veículos oferecidos pela autoescola antes de realizar as aulas práticas de direção, levando em consideração que você vai precisar dirigir veículos de qualidade e com boas condições para fazer os testes. Avalie se o carro possui direção hidráulica, se é sedan ou hatch, se é grande ou pequeno e veja quais desses atributos podem ajudar nas aulas e na prova.

    Como funcionam as aulas de habilitação


    Após a escolha da autoescola, você vai começar o curso teórico com 45 horas/aula.  Dentre os assuntos estudados, você aprenderá sobre mecânica básica de veículos, legislação de trânsito, direção defensiva e primeiros socorros. Ao final, você receberá um certificado de conclusão do curso, e somente com esse documento, você ou a auto escola conseguirão agendar a prova teórica  junto ao Detran. 
    Para ser aprovado, a pontuação do candidato deve ser igual ou superior a 21 pontos. Você pode testar se está preparado para a prova em um simulado que está no portal do Detran, além de conseguir consultar o resultado da prova.

    Começando as aulas práticas


    Para obtenção da CNH de categoria B (veículos leves), o próximo passo é o simulador de direção veicular. Você pode agendar as aulas antes mesmo de realizar a prova teórica. O candidato deve fazer no mínimo cinco aulas e no máximo oito. Ao encerrar essa etapa, você estará apto para o curso prático de direção, que tem 25 horas/aula, entre elas, 4 horas/aula que devem ser realizadas obrigatoriamente no período da noite. Ao final dessas aulas, você poderá agendar o exame prático, que será realizado em local definido pelo Detran. Não se preocupe! A autoescola fica responsável por toda a comunicação com o Detran, tanto para o agendamento de exames como para resolver a parte burocrática. O prazo estimado para esse processo é de 90 dias.

    ​Estar preparado emocionalmente é fundamental para quem deseja tirar a carteira de habilitação e aprender a dirigir​

    Para encarar com motivação e segurança os novos desafios, vencendo medos e dificuldades, desenvolva sua inteligência emocional. O conceito, que nasceu na Ppsicologia através do estadunidensenorte-americano Daniel Golemann, propõe que uma pessoa emocionalmente inteligente é capaz de identificar suas emoções e seguir em frente mesmo em meio a desafios. Se você está aprendendo a digirir, use essa lição para conquistar sua primeira carteira de motorista. Pode parecer simples, mas muitas pessoas reprovam nas provas de direção, por nervosismo ou falta de confiança. Se não se sentir confiante para fazer as provas, peça para o seu instrutor focar durante as aulas naquilo que você sente dificuldade.

    ​CNH em mãos: É hora de escolher o seu primeiro carro  


    Para começar, defina qual é o orçamento que você tem disponível: pense sobre qual tipo de carro cabe no seu bolso. Analise os custos com manutenção, combustível, seguro e impostos. Considere também a funcionalidade do carro e não apenas o seu design. Escolha entre as categorias como compacto, sedan​ e SUV e pesquise os modelos oferecidos. A nossa dica é optar por um ​carro sem​inovo​​, que é uma opção mais segura do ​que um carro usado e mais barata do que um zero quilômetro. Aproveite para rever as diferenças entre um seminovo e um usado também de um zero km e um seminovo​.

    Fonte: Localiza Seminovos