Dá pena jogar um frasquinho, muitas vezes cheio, fora só porque ele está meio duro ou aparentemente velho, né? Por isso, fomos atrás de dicas valiosas para você prevenir que o esmalte fique velho e, se isso acontecer, você saber como recuperá-lo. Anote as dicas!
1) A profissional Marcelly Pereira, do Bellíssima Beauty, diz que os esmaltes importados, em geral, costumam durar mais - cerca de um ano- do que os nacionais. A dica dela para quem quer recuperar o esmalte velho é colocar seis gotinhas de óleo de banana (se o esmalte estiver muito duro) no vidrinho, misturar bem, mexer e, em seguida, misturar mais duas gotinhas de extra brilho e mexer bem de novo. “Se não estiver tão duro assim, é só colocar metade disso. Três gotinhas de óleo e uma ou duas de extra brilho já resolvem”, ensina a manicure.
2) Para evitar que o esmalte fique velho, Marcelly ensina o truque: “Quem faz a unha em casa, nunca deve deixar o esmalte aberto por muito tempo, enquanto você está fazendo as outras unhas, porque vai secando e, aí, estraga muito rápido.”
3) A dica de Maria de Lourdes, do Fino Capelli, para evitar que o esmalte endureça antes do tempo esperado é sempre “limpar” a boca do vidrinho após utilizá-lo. “Ele vai ficar totalmente fechado, o que vai aumentar sua duração e a qualidade”, completa.
4) A temperatura também é importante. Por isso, procure guardar sempre o vidrinho de esmalte em local arejado, ou seja, nada de sol. E o ideal é colocá-los na posição vertical, para conservar a ponta do pincel. De vez em quando, dê uma agitada no esmalte para evitar que fique velho mais rápido.
5) Por fim, a última dica para não desperdiçar um esmalte é colocar o vidrinho em água quente para devolver a sua consistência original e, depois, guardá-lo na geladeira para que ele não volte a ficar espesso. Tem gente que coloca acetona no frasco, mas isso não é legal porque acaba deixando o produto com outra consistência que, por sinal, não é boa para passar nas unhas.
Pronto! Agora que você aprendeu, não jogue mais os esmaltes fora à toa!