É uma grande alegria como paraense e presidente da SBGG receber o XIX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia em Belém do Pará.
Ao inserirmos o Teatro da Paz e toda a atmosfera do Belle Époque como a interface cultural do nosso Congresso, com todo o seu fausto e riqueza que deu a Belém um toque de sofisticação cultural e nos aproximou da cultura que vigorava na Europa no século XIX, trazemos também a oportunidade de reverenciar o passado com um presente tão promissor, que nos coloca diante dos grandes avanços já alcançados e ainda, de muitos desafios, pelos quais nossa categoria de profissionais tanto se empenha em vencer para oferecer à sociedade a capacidade de envelhecer de forma saudável.
O tema oficial do evento “A NOVA GERAÇÃO DE IDOSOS E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS” é fruto de uma reflexão sobre o envelhecimento da população que vem colocar aos governos, às famílias e à sociedade em geral, frente a questões sobre as quais não estão preparados. Esta realidade constitui-se assim, hoje, um desafio à responsabilidade individual e coletiva.
Coloca-se então, a questão de pensar o envelhecimento ao longo da vida, numa atitude mais preventiva e promotora da saúde, da independência e da autonomia, promovendo um envelhecimento saudável e de qualidade que respeita os múltiplos setores da sociedade.
O XIX CBGG possibilitará que ao longo de sua realização, através das atividades que serão desenvolvidas, que os avanços científicos e novas práticas de tratamento e conduta junto ao idoso, que serão apresentados por renomados profissionais do cenário nacional e mundial, sejam inseridos nas políticas públicas de saúde e programas sociais, de forma que permitam desenvolver ações mais próximas dos cidadãos idosos, acessíveis e sensíveis às necessidades mais frequentes da população em estudo, envolvendo uma ação integrada ao nível da mudança de comportamentos e atitudes da população em geral.
Serão apresentadas propostas desafiadoras para a atual geração de idosos, tendo em conta algumas politicas sociais e atividades já existentes, atuando numa perspectiva multidisciplinar para que melhor se coadunem às necessidades contemporâneas e assim novas práticas sejam implementadas e continuamente ajustadas às novas gerações de idosos.
A Indústria de produtos, serviços e tecnologia, sempre parceira, e que tem acompanhando em todo o globo as mudanças aqui expostas, apresentado grandes avanços e inovações em tratamento e prevenção, estará presente trazendo inovações e consolidando seu importante papel para a sociedade.
Belém do Pará, da chuva da tarde, dos túneis de mangueiras, da calorosa cidade-gente, da cidade-morena, da culinária exótica e cultura com tantos ritmos, cores e sabores, será o cenário perfeito para o nosso encontro e estará a sua espera para ser redescoberta pelos Geriatras e Gerontólogos de todo o nosso imenso Brasil!
Marcelli Feitoza
Submerso
A diferença é que entre tantas pessoas encalhadas eu escolhi ser âncora
Não compareceu
Bruna Anelita
Os problemas da vitória são mais agradáveis do aqueles da derrota, mas não são menos difíceis.
Talvez Participe
Gestrurdes Maria
Chamar alguém de "burro" tem níveis.
meio a brincadeira: diversão;
na falta de argumentos: uma insanidade;
no orgulho: soberba;
na raiva: a estúpida razão;
mas no desprezo: é escarnio, um tiro no pé.
Afinal, a agressão do escarnio abraça as anteriores e se torna um auto-flagelo, pois referenciasse a tua essência, "deficiente".
Você, outrora ou até então, infante.
Talvez Participe
Laura Mendes
Por mais que o sol ilumine e as estrelas brilhem, eles não conseguem apagar a escuridão do meu dia sem te ver.