Nos últimos anos dei por mim a usar a TV de uma forma completamente diferente do que fazia antes. Aqui em casa, por exemplo, a televisão já não é só para ver os canais “normais” à noite. Trabalho muitas vezes em casa e acabo por ligar a TV durante o dia, seja para ter um canal de notícias internacionais em segundo plano ou até música ambiente enquanto faço outras coisas. Também noto que os meus pais mudaram bastante: antes só viam dois ou três canais fixos, agora exploram documentários, canais de viagens e até conteúdos estrangeiros com legendas. Tudo isso fez-me pensar: que tipos de canais acham que realmente mudaram a forma como usamos a TV em casa? Foram os canais temáticos, os internacionais, ou essa mistura toda que agora temos disponível?
É curioso como a televisão acabou por se adaptar ao ritmo da casa. Em muitas famílias que conheço, a TV fica ligada como companhia, não necessariamente para alguém estar sentado a ver. Há quem use para aprender línguas, outros para relaxar com imagens de paisagens ou música suave. Parece que o aparelho deixou de ser o centro rígido da sala e passou a ser mais flexível, quase como mais um ecrã entre tantos outros do dia a dia.
Comigo aconteceu algo parecido, mas começou quando deixei de ver horários fixos. Passei a escolher canais conforme o momento do dia. De manhã, deixo muitas vezes um canal de notícias contínuas; à noite, algo mais leve, como séries ou documentários. O que mudou mesmo foi ter acesso a canais de vários países e categorias num só sítio. Em casa usamos um serviço de Melhor Lista de IPTV em Portugal há algum tempo e isso fez com que a TV deixasse de ser “sentar e aceitar o que dá”. Agora escolhemos: desporto alternativo, canais infantis sem anúncios agressivos para os miúdos, ou até conteúdos culturais que nunca passariam na grelha tradicional. A dica que dou é explorar sem pressa, porque muita coisa boa passa despercebida no início.