Olá leitores da Agência Mestre,
Desde 2009, os profissionais de SEO ficaram sabendo que o Google se preocupa com o tempo de carregamento de sites e que isto foi incluído como um item no algoritmo de rankeamento.
A motivação desta alteração, caso você se pergunte, é o simples fato que cada vez que nós ou nossas mães entram em um website e ele carrega rapidamente, ficamos felizes. É uma sensação muito boa, que ao ser percebida pelo Google, foi transformado em um fator de classificação dos sites na internet.
De 2009 para cá, surgiram várias ferramentas e metodologias que ajudam os profissionais que criam sites a deixá-los mais rápidos. Separei algumas delas aqui para você começar aplicar ainda hoje em seus projetos. Vamos lá?
A minha recomendação inicial é que você utilize o serviço PageSpeed Insights, do próprio Google:
Nesta ferramenta online, você pode entrar com qualquer URL existente e ele lhe informará quais ajustes necessários deverão ser realizados para conseguir um tempo de carregamento melhor. Vale lembrar que existem plugins para o Chrome e para o Firefox também.
O ponto negativo aqui é que infelizmente a página já precisa estar no ar para você testá-la, deixando esta tarefa apenas para quando o site já estiver em produção.
De modo similar ao PageSpeed do Google, o serviço WebPageTest.org é uma alternativa na caça aos “vazamentos de bytes”:
O serviço trabalha de forma similar ao PageSpeed, identificando pontos de melhorias, mas também adiciona algumas características interessantes, tais como:
Uma ferramenta poderosa que podemos utilizar na avaliação de tempo de carregamento do nosso site é o Google Analytics. No serviço gratuito, você pode acessar o menu “Content > Site Speed > Page Timings”.
Com isto, você terá a informação de quais páginas demoram mais para carregar, juntamente com a informação de pageviews. Assim você poderá priorizar ajustes naquelas páginas que mais são vistas pelos usuários.
O CloudFlare é um serviço bem conhecido de webmasters de fora do país que ajuda muito na velocidade em que o usuário recebe as páginas do seu site por reunir algumas características interessantes.
Ele possui um sistema de distribuição de conteúdo de páginas através de vários servidores do mundo, assim os seus usuários poderão obter as páginas do seu site do servidor mais próximo a eles. O outro sistema interessante do CloudFlare é um otimizador de código HTML, CSS e Javascript. Com este otimizador, o próprio CloudFlare reduz e comprime os arquivos do seu site, servido apenas as versões otimizadas para os seus usuários.
Vale lembrar que o serviço é pago.
Outro serviço pouco explorado pelos profissionais da área é o PageSpeed Service:
O nome pode ser parecido com o PageSpeed Insights que vimos no início do artigo e até é da mesma empresa, mas o que o PageSpeed Service faz é criar um cache distribuído do seu site, em diversos servidores do Google, além de já otimizar o seu HTML, imagens, CSS e Javascript. Tudo isto de forma automática, da mesma forma que o CloudFlare faz, mas de forma gratuita!
Com o serviço configurado para o seu site, o Google irá fazer todo o trabalho de otimização para você. Simples assim!
Para quem já conhece a plataforma que desenvolvemos na Agência Mestre, a WebXTool, tem uma bela arma para facilitar e descobrir quais páginas podem ser otimizadas para melhorar o tempo de carregamento. Basta acessar a sua lista de URLs, na aba Recursos, e os dados do PageSpeed estão lá (coluna PS – PageSpeed):
A integração é bem simples até. Com a lista de URLs do seu site, utilizamos a API do PageSpeed para ver quais problemas a URL possui e assim disponibilizamos toda a informação diretamente na interface do sistema. Basta clicar, ver os problemas de cada URL e ver com o seu time como vocês podem corrigir o problema.
Como vimos no início do artigo, páginas com tempo de carregamento otimizado tem impacto no posicionamento do Google. Apesar de todas as ferramentas que passamos, precisamos de alguns conceitos e ideias para já criarmos nossos projetos pensando na otimização da velocidade. Desta forma, separei algumas dicas para você criar os seus sites pensando no tempo de carregamento. Confira:
Cada vez mais os profissionais de web e usuários da Internet em geral têm se preocupado com o tempo de carregamento de uma página. Os desenvolvedores focam em melhorar a velocidade e os usuários em encontrar sites que carreguem rapidamente e forneçam uma informação de qualidade.
A lição que fica é que, apesar do Google já contar o tempo de carregamento como fator de rankeamento, você deve se lembrar que o seu usuário já leva isto em consideração quando visita o seu site. Desta forma, preste atenção neste quesito no próximo projeto e com certeza você irá agradar tanto o Google, quanto os seus usuários.