Por Ramon de Souza
31 jul 2014 - 16h 40
o sistema operacional Windows Phone. Além de receber aquele que já é considerado por muitos como o melhor jogo para dispositivos móveis do ano, o SO também passou a contar com suporte oficial para os produtos fabricados pela californiana Fitbit – ou seja, ele finalmente ganhou compatibilidade com uma das mais famosas pulseiras inteligentes do mercado!
Mais do que esses dois lançamentos bombásticos, nossa seleção desta semana traz alguns apps bem interessantes para personalizar seu gadget e retocar as fotografias que você registra usando o celular. Listamos também alguns games casuais completamente gratuitos, perfeitos para quem procura uma diversão rápida e quer fugir de títulos que exijam maior dedicação.
Para fazer o download dos programas abaixo, basta clicar em seus devidos nomes ou ler os códigos QR com o smartphone. É importante alertar que será necessário alterar a região de sua Windows Phone Store para acessar alguns dos aplicativos, visto que eles são exclusivos para internautas dos Estados Unidos – caso não saiba como fazer tal configuração, clique aqui para conferir um tutorial completo que preparamos para você.
Por fim, ressaltamos que todas as informações acerca dos requisitos técnicos necessários para rodar cada software (como versão do sistema operacional e quantidade de memória RAM) são retiradas diretamente de suas próprias páginas oficiais. Caso você não consiga executar algum app em um dispositivo cujas especificações são teoricamente compatíveis, não deixe de nos avisar através do campo de comentários ou ferramenta de colaboração do leitor. Divirta-se!
Assim como seu nome sugere, o Glass Lock é um aplicativo com uma premissa bastante simples: ele permite que você crie uma tela de bloqueio que simula vidro, exibindo sua homescreen levemente borrada embaixo do relógio e notificações. Trata-se de um software pago (atualmente custando R$ 2,99), mas que possui uma versão de testes que pode ser utilizada gratuitamente com algumas limitações.
Não há segredos no funcionamento: ele apenas utiliza uma screenshot de sua tela inicial e aplica um efeito blur ajustável. Você também tem a liberdade de selecionar diferentes “texturas” de vidro para a lockscreen (riscado, sujo, respingado etc.), deixando a imagem ainda mais realista e convincente. Com tudo pronto, basta salvar sua obra como um arquivo de imagem e inseri-la como tela de bloqueio através do menu de configurações do próprio sistema operacional.
Gosta de registrar momentos especiais com seu telefone celular? O Kamera Plus é, ao mesmo tempo, um aplicativo de câmera e um editor de imagens equipado com a inacreditável variedade de 60 filtros e efeitos especiais diferentes! E tudo isso é distribuído gratuitamente: diferente de outros apps do gênero (como o Adobe Photoshop Express), este utilitário desenvolvido pela Borneo Mobile não exige qualquer tipo de compras in-app para que o usuário possa usar todos os recursos de forma livre.
Outra característica interessante do Kamera Plus é a possibilidade de configurar detalhadamente o comportamento da câmera do seu celular, ajustando variáveis como balanço de branco e valor ISO antes de registrar uma fotografia. O programa pode ser instalado em qualquer dispositivo equipado com o WP 8.0 ou superior e possui suporte para câmera frontal – perfeito para quem gosta de selfies.
E por falar em selfies, o Facetune é um aplicativo bem divertido que promete transformar qualquer pessoa em um modelo de capa de revista! Apesar de ser comercializado por um preço bastante salgado (R$ 5,99), o software conta com ferramentas de edição bem interessantes e que estamos acostumados a ver somente em programas profissionais do gênero. Com ele, você pode alterar o tom da sua pele, remover imperfeições (cicatrizes e espinhas), embranquecer os dentes e até mesmo mudar a cor de seus olhos e cabelos!
Ou seja, é uma suíte perfeita para transformar aquele selfie meia-boca em uma foto com ares profissionais. Além dos recursos de correção, o Facetune também conta com alguns filtros simples (que podem ser usados para imagens mais “artísticas”) e uma série de molduras distintas. Quando terminar sua produção, é possível compartilhá-la com seus amigos através de email ou redes sociais.
Fãs do Windows Phone, vocês não têm mais desculpas para não fazer alguns exercícios físicos e perder as calorias daquele churrasco caprichado do último domingo. A Fitbit, startup californiana que detém quase a metade do mercado mundial de dispositivos vestíveis, acaba de lançar o aplicativo oficial que se comunica com seus principais modelos de pulseiras inteligentes e rastreadores de atividades esportivas. Entre eles, destaca-se a Flex, uma excelente smartband já analisada pela equipe do TecMundo.
Usando a tecnologia Bluetooth 4.0 (de baixo consumo de energia), o software consegue sincronizar os dados coletados pelos produtos Fitbit sem o auxílio de fios, permitindo que você acompanhe em tempo real a distância percorrida desde o início do dia, número de passos, qualidade do seu sono e outras informações variadas que esse tipo de gadget coleta. A sincronização é feita de forma automática de tempos em tempos. Vale observar, contudo, que o aplicativo só é compatível com a versão final do Windows Phone 8.1, não sendo possível utilizá-lo em aparelhos equipados com a edição Preview do sistema operacional.
Eba, chegou! A Microsoft finalmente liberou a versão Beta (ou seja, de testes) da nova lockscreen que em breve será adicionada na edição final do Windows Phone 8.1. O aplicativo pode ser instalado em qualquer smartphone que esteja equipado pelo menos com o preview de desenvolvedores do SO, sendo compatível inclusive com alguns modelos de smartphones mais antigos (testamos no Lumia 520, que possui apenas 512 MB de RAM, e funcionou perfeitamente!).
O Live Lock Screen BETA traz seis modelos diferentes de tela de bloqueio, cada uma com seu próprio design peculiar e uma animação bem discreta. Além de escolher livremente entre tais opções, você pode configurar diferentes imagens de fundo que serão alternadas automaticamente de acordo com um intervalo de tempo determinado (uma, quatro ou vinte e quatro horas). Vale ressaltar novamente que estamos falando de um programa que ainda está em pleno desenvolvimento, ou seja, não se espante ao encontrar bugs ou inconsistências durante o uso.
Com milhares de downloads em Android e iOS, o viciante Piano.Tiles finalmente ganhou uma versão oficial para Windows Phone – até então, só existiam dezenas de edições feitas por terceiros. A premissa do game é muito simples: visualizando uma espécie de tabuleiro quadriculado, você precisa tocar apenas nos quadrados pretos e evitar os brancos a todo custo. Sempre que você apertar um tile, a tela “descerá” revelando mais quadradinhos monocromáticos e alguns pontos serão adicionados na sua conta. O detalhe é que existe um contador que, ao ser zerado, finaliza a sessão imediatamente.
Trata-se de um game bem "bobo", mas que vicia por causa do altíssimo nível de dificuldade: é preciso ter um raciocínio muito veloz para fazer altas pontuações sem errar. As partidas são acompanhadas por uma suave trilha sonora constituída por músicas tocadas em piano. Perfeito para quem curte um game casual e desafiador!
Você é um pirata. Ao adentrar uma ilha repleta de tesouros escondidos, todos os seus bens são roubados por... um bando de macaquinhos safados. Agora, armado com espadas, tridentes e até mesmo algumas bazucas, sua missão é explorar toda a região, encontrar esses pequenos ladrões e reaver seus baús recheados com moedas de ouro. Já consolidado no Android e no iOS, Tiki Monkeys pode ser instalado gratuitamente em qualquer dispositivo equipado com o Windows Phone 8 e com pelo menos 512 MB de memória RAM.
A jogabilidade do título é bem simples: basta desenhar uma linha ligando todos os inimigos para que seu personagem realize um combo que acerta todos eles em sequência. A dificuldade é criar uma combinação de golpes que ultrapasse todos os obstáculos de cada cenário e atinja também os itens que podem ser coletados de maneira opcional. Também é possível desbloquear e adquirir diversos outros personagens (todos piratas, mas cada um com seu estilo próprio) usando as moedas recebidas nas partidas ou com dinheiro real através de um sistema de compras in-app.
Você se lembra do HUEBRIX, puzzle destacado em nossa seleção de apps da semana passada? Catch é um jogo exclusivo para Windows Phone que traz uma premissa semelhante: na frente de um tabuleiro com pontes e passagens subterrâneas, você deve desenhar caminhos interligando todas as estrelinhas da mesma cor – mas sem fazer com que as linhas coloridas se cruzem. Isso pode parecer uma tarefa simples durantes as primeiras fases do game, mas acredite: não é.
Como você pode conferir nas screenshots acima, os níveis mais avançados são de uma complexidade absurda, exigindo muita concentração por parte do jogador. Ao todo, são 160 levels distintos para você queimar alguns neurônios e desafiar sua capacidade de raciocínio. Catch é bem leve (pesa apenas 3 MB) e pode ser instalado em qualquer aparelho com Windows Phone 8 e 512 MB de RAM.
Gosta de simuladores? Guardians of the Skies é um jogo completamente gratuito que coloca você no cockpit de caças indianos. Com apenas uma missão de treinos e dez níveis de combate intenso, o game promete fazer com que o jogador se sinta como um legítimo membro da Força Aérea da Índia. Trata-se de um título bem realista, com uma física convincente e gráficos de excelente qualidade – e ele roda até mesmo em aparelhos mais modestos, com apenas 512 MB de memória RAM!
Também disponível para Android, Guardians of the Skies possui uma jogabilidade bem divertida. Por padrão, seu caça deve ser manobrado com o acelerômetro de seu dispositivo móvel – caso queira, é possível alterar as configurações para movimentar o jato através de um joystick virtual. As fases de guerra são bem acirradas, com dezenas de inimigos querendo derrubar você e apenas dois tipos de armas distintos ao seu dispor (uma metralhadora e um lança-mísseis). Jogo recomendado sobretudo para quem procura algo mais complexo e “hardcore”.
Sendo o único jogo de nossa lista a requerer 1 GB de memória RAM, Modern Combat 5: Blackout é o mais recente título lançado pela Gameloft e dá prosseguimento à famosa franquia de FPS que faz sucesso em todas as principais plataformas do mercado (além de Windows Phone, ele possui uma edição para Android e outra para iOS). O game, contudo, não é gratuito, sendo preciso desembolsar pesados R$ 13,99 para instalá-lo no seu gadget com WP 8 ou superior.
Modern Combat 5: Blackout permite que você escolha uma entre quatro classes diferentes para seu personagem (Assalto, Blindado, Recon ou Sniper) e se divirta tanto no modo single player quanto em um caprichadíssimo multiplayer cooperativo. O progresso de seu soldado é unificado – ou seja, você vai acumulando pontos de experiência e subindo de nível independentemente de estar jogando sozinho ou na companhia de amigos. Como de praxe na série Modern Combat, Blackout possui gráficos de babar e uma jogabilidade digna de produções para consoles. Não deixe de conferir!