Sistema de Transformação no Mapa
Criador: Bruno_Gam
Para: Sidney_Thor
Plataforma: RPG Maker 2000 e 2003
Introdução
E aí galera! Depois de muito tempo sem aparecer aqui pela MRM, eu decidi retornar com este pedido feito pelo nosso amigo Sidney Thor, eu resolvi criar este simples tutorial pra que vocês pudessem conseguir fazer o seu próprio sistema de transformação no mapa, e por eu ter muitos arquivos sobre a temática Dragon Ball, vou utilizar arquivos sobre o mesmo neste tutorial, mas ele pode ser utilizado em qualquer outro tipo de jogo, utilizando sprites diferentes é claro...
Qual o propósito do sistema?
Consiste em um sistema feito por animações de charset e battlesets , onde o personagem atinge um certo nível e pode se transformar e voltar ao normal, quando e onde quiser(Porém apenas no mapa, não nas batalhas).
Para começar a criá-lo, primeiro precisaremos das seguintes coisa:
- O charset do personagem normal e se transformando.
Ex:
(Ambas colocadas na pasta Charset do seu jogo)
Depois de ter feito isto, vá no seu jogo e abra o "Database" dele, já dentro do database, vá na aba "Skills" ou se utilizar um RM em português "Técnicas", nela crie 2 skills, primeiro uma chamada "Transormação", nela você coloca a explicação que desejar na aba "Explanation(Explicação)", deixe-a classificada como switch, e deixe a parte "Avaible(Disponível)" em apenas "Field(Campo)', assim vai poder utilizá-la apenas no campo, e não em batalha, depois em "ON Switch(Alavanca ON)" crie uma switch chamada "Trans SSJ", depois repita o processo com uma skill denominada "Destransformação", nela você apenas mudará a explicação e criará uma switch chamada "Trans OFF", como nas imagens abaixo:
Agora vá na aba "Common Events" ou se utilizar um RM em português " Eventos Comuns".
Nela crie 3 eventos, um em "Parallel Process(Processo Paralelo)" denominado como "Chegou ao nível", ou qualquer outra coisa que você queira, e os outros 2 eventos em "Auto Start", um denomine de "Tornou-se SSJ" e o outro de "Destransformar";
Depois de criar os eventos, vamos as "Switchs" que tornarão os eventos estáveis, no evento "Chegou ao Nível", ao lado da caixa onde você deixou o evento em Parallel Process, você encontrará uma caixa de switchs, abra ela e crie uma switch denominada "Trans ON", como na imagem abaixo:
Agora vá no evento "Tornou-se SSJ", e faça o mesmo processo acima, só denomine a switch como "Trans SSJ", depois faça o mesmo no evento "Destransformar", e coloque a switch como "Trans OFF", e deve ficar assim:
Feito isto vamos começar a trabalhar nos eventos, primeiramente trabalharemos com o evento "Chegou ao nível":
- Clique novamente no evento e depois selecione "Message Style(Estilo de Mensagem)" e coloque Window Normal e Window Position Mid, assim como na imagem abaixo:
- Depois crie um "Wait(Esperar)" de 3.0s
- Agora crie uma "Fork Condition(Condição IF)", nela selecione a segunda aba, depois clique em "Hero(Herói)", lá coloque o personagem, que no nosso caso é o Goku, e selecione "Is in the Party( Estar no grupo), assim como na imagem abaixo:
Dentro da Fork que acabamos de criar, crie outra Fork, seguindo o mesmo da primeira, só que ao invés de colocar "Is in the Party(Esta no grupo)", colocaremos em "Level(Nível)", ai você coloca o nível que quiser, aqui eu trabalharei com o nível 20, depois de feito isso marque o "Options(Opção)" como "Add Else Case(Adicionar Caso)" como na imagem abaixo:
-Dentro desta Fork, selecione "Select Face(Selecionar face)" e escolha "Erase(Apagar)" como na imagem abaixo:
- Clique novamente na Fork e depois selecione "Message Style(Estilo de Mensagem)" e coloque Window Normal e Window Position Mid, assim como fizemos lá atrás.
- Agora crie um "Show Message(Mensagem)", e escreva o que você quer que apareça quando seu personagem alcançar o nível correto. Ex:"Agora você pode se transformar em SSJ, basta entrar no menu e selecionar a habilidade ."
- Crie um "Change Skill(Trocar Skill), e em "Fix(Fixo)" coloque o personagem Goku, e em Set coloque "Memorize Skill(Memorizar Skill), e depois em "Change Tech Skill", selecione , assim como na imagem abaixo:
- Agora vá em "Change Switch(Mudar Switch)" e selecione a switch que criamos, denominada "Trans ON" e coloque-a como OFF set, como na imagem abaixo:
- Clique em "Message Style(Estilo de Mensagem)" e em Window Format selecone "Normal" e em Window Position deixe como "Up(Acima)"
E pronto terminamos o primeiro evento, e tudo deve ficar desta forma:
Agora vamos ao segundo evento, o "Tornou-se SSJ".
- Primeiro criaremos uma "Fork Condition(Condição Fork)", e nela selecionaremos a segunda aba, nela colocaremos em "Hero(Herói)" como Goku, e na opção abaixo colocaremos "Is in the party(Esta no grupo)", como na imagem abaixo:
Dentro da Fork que acabamos de criar, crie outra Fork, seguindo o mesmo da primeira, só que ao invés de colocar "Is in the Party", colocaremos em "Level(Nível)", ai você coloca o nível que quiser, aqui eu trabalharei com o nível 20(Como no outro evento que acabamos de criar), depois de feito isso não marque o "Options(Opção)".
- Agora vá em "Change Party(Trocar grupo)" e selecione o personagem "Goku Normal" e coloque-o no grupo selecionando "Add member(Adicionar membro)".
- E em seguida vá em "Change Party" novamente e selecione o personagem "Goku" e selecione "Remove member(Remover membro)".
[Aqui você deve colocar a animação da transformação que você criou utilizando Battlesets, e nesse caso eu criei duas formas distintas , mas vocês podem utilizar quantas quiserem]
- Vamos agora em "Show Battle Animation(Mostrar animação)", nela selecione na caixa Battle animation a animção que você criou, e em "Object Character(Objeto)" coloque "Hero(Herói)", e em options coloque "Wait Until Done(Espere terminar)", como na imagem abaixo:
[Você pode repetir essa animação quantas vezes quiser, ai vai de você]
- Depois faremos outro "Change Party(Trocar grupo)" e nele selecionaremos o personagem "Goku SSJ" e colocaremos ele no grupo selecionando "Add member(Adicionar membro)".
- Feito isso criaremos um "Screen Flash", nele colocaremos a cor que quisermos, nesse caso eu coloquei dourado, e na opção "Time(Tempo)" coloque 6, assim como na imagem abaixo:
- E em seguida vá em "Change Party" novamente e selecione o personagem "Goku Normal" e selecione "Remove member(Remover membro)".
[Aqui você deve colocar a animação da transformação que você criou utilizando Battlesets, e nesse caso eu criei duas formas distintas , mas vocês podem utilizar quantas quiserem]
- Vamos agora em "Show Battle Animation(Mostrar animação)", nela selecione na caixa Battle animation a animação que você criou, e em "Object Character(Objeto)" coloque "Hero(Herói)", e em options coloque "Wait Until Done(Espere terminar)", como na imagem abaixo:
[Assim como acima você pode repetir essa animação quantas vezes quiser]
- Crie outro "Change Party(Trocar grupo)" e nele selecionaremos o personagem "Goku"(O que já esta na forma SSJ) e colocaremos ele no grupo selecionando "Add member(Adicionar membro)".
- E em seguida crie outro "Change Party" novamente e selecione o personagem "Goku SSJ" e selecione "Remove member(Remover membro)".
- Agora crie um "Full Recovery(Cura total)" e selecione "All Prty Members(Todos os membros do grupo)".
- Após feito isso, crie um "Wait(Esperar)" de 0.6s.
- E em seguida crie um "Change Switch" e selecione a switch "Trans SSJ" em OFF, como na imagem abaixo:
E tudo deve ficar assim:
Agora iremos para o terceiro e último evento, o "Destransformando".
- Novamente criaremos uma "Fork Condition(Condição Fork)", e nela selecionaremos a segunda aba, nela colocaremos em "Hero(Herói)" como Goku, e na opção abaixo colocaremos "Is in the party(Esta no grupo)", como na imagem abaixo:
- Dentro dela criaremos uma "Play SE(Tocar Som)", nela selecionaremos um som que quisermos, para dar o efeito na destransformação.
- Agora criaremos um "Flash Character(Flash no Personagem)", e na caixa chamada "Event(Evento) colocaremos Hero(Herói), escolheremos a cor do flash que quisermos, e em "Time(Tempo)" colocaremos 8, e em "Options(Opção)" selecionaremos "Wait Until Done(Esperar acabar)", assim como na imagem abaixo:
- Crie outro "Change Party(Trocar grupo)" e nele selecionaremos o personagem "Goku"(O que esta na forma Normal) e colocaremos ele no grupo selecionando "Add member(Adicionar membro)".
- E em seguida crie outro "Change Party" novamente e selecione o personagem "Goku"(O que esta em SSJ) e selecione "Remove member(Remover membro)".
- Agora pra finalizar crie um "Change Switch(Mudar Switch)" e selecione a switch "Trans OFF" em OFF, como na imagem abaixo:
Tudo deve ficar como na imagem abaixo:
E Pronto o Sistema de Transformação em mapa esta terminado...
Espero que entendam este simples Tutorial, criado da maneira mais explicativa possível, e que se interessem em trabalhá-lo e evoluí-lo pra que posteriormente seja usado em seus futuros projetos!
Grande abraço e espero que se divirtam construindo esse sistema!
Aqui estão algumas fotos do sistema:
Demo
Aqui uma demonstração de como o sistema funciona: