Sistema de Precisão
Sistema Por: José Railson (Railson_Games) Incompatibilidades: Nenhuma*
Então [you], mostrarei à você um sistema muito legal. É um sistema de precisão! Isso mesmo! Funciona da seguinte maneira: Tem uma barra, e do lado de fora, há uma seta se movendo para cima e para baixo constantemente, se o jogador apertar a tecla, na hora que a seta estiver bem no meio (ou quase) acontece tal coisa. Será mais esclarecido com um vídeo que eu certamente irei fazer.
Aqui ficam dados mais específicos sobre o sistema, Ex:
Então, este sistema eu usarei para meu jogo. A força do ataque depende do resultado obtido pelo mini-game.
Bem, crie uma evento em processo paralelo e crie duas variáveis, a primeira com o nome de Seta Y, e a segunda com o nome de Velocidade. Por enquanto deixe os valores delas nulo (0). Para fazermos o sistema funcionar. Agora, procure uma imagem de uma barra e de uma seta, no tutorial eu utilizarei estas (A barra eu mesmo fiz, e não é preciso ninguém me dizer que sou péssimo em Design : )
Agora, vai em mostrar imagem, coloque o número da imagem 1 (Ou outro número, contato que ele seja o menor usado) e escolha um imagem corresponde a uma barra, e dê Ok.
Agora precisamos saber até que certo ponto a seta vai, na minha barra, depois de mudar o Y várias vezes, o limite é 270 (Vai testando aí, mudando o y, até achar um número propício para o sistema). Agora que sabemos o limite, já podemos colocar o valor da velocidade. Temos que colocar um número divisível por 270 (No meu caso). No momento, eu colocarei 10 (E 10 é divisível por 270).
Depois de ter escolhido a imagem, o valor da Y seta (0) e o valor da velocidade 10, coloque uma swtch local, e abra uma nova página de vento, ligado a switch local que foi ativada. Ah! E antes de mais nada, o valor da velocidade tem que ser negativo, porque quero que no primeiro momento a seta suba.
Neste exato momento, você ([you]), deve está achando que eu estou errado. Que quando o Y é positivo, o movimento é para cima, e quando é negativo, o movimento é para baixo. Mas só quero lhe dizer uma coisa, você está REDONDAMENTE enganado, no RPG Maker, e maioria dos programas, funciona do jeito que falei (- para cima, + para baixo). Mas no colégio não vai fazer assim que você vai tirar um 0 redondamente redondo, quando for representar um gráfico, por exemplo. :confiante:
Então, depois de ter corrigido o sinal, e fechado o switch, vamos criar outro evento e coloque também em processo paralelo, nele você coloca uma imagem de uma seta (E deixe logo perto da barra).
E coloque a varável x (Ainda não foi criada nenhuma variável X, mas não precisa, porque não trabalharemos no eixo X, coloque qualquer uma váriavel, logo o valor dessa variável será nula) e depois a variável Y seta.
Agora faremos uma operação, somaremos a Y seta e a Velocidade.
Bem, mas a onde fica o valor desse resultado? Isso deve ser uma dúvida bem frequente. Por exemplo, se somamos uma Variável qualquer (X) com uma outra variável qualquer (Y), o valor será guardado na variável X, porque é nela que a operação está sendo feita. E se o valor de X ser 5 e o Y ser 6, o resultado será 11, e esse resultado ficará guardado no X, e o valor dele passará de 5 para 11. Retomando, entendo a operação, no meu sistema, o Y seta é: 0; e a velocidade é; 10. A operação vai fazer: Y Seta (0) + Velocidade (10) = 10, e esse 10 passará sendo o valor do Y seta, depois novamente: Y seta(10) + Velocidade(10) = 20, e depois Y Seta (20) + Velocidade = 30, e assim sucessivamente, toda vez o Y seta vai aumenta +10 e somado +10. Então, vai em Opções de Variáveis selecione no individual a Y Seta, coloque a operação + e selecione no individual a Velocidade. Agora faremos uma condição, para que a seta não passe do limite da barra. Na minha barra, a seta só pode atingir -270, então vamos colocar uma condição para que quando o valor seja -270, fazemos uma outra operação. Coloque em condições, e selecione a variável: Y Seta; e coloque o valor da constante igual à: -270 (Que é meu caso). E dê Ok.
Depois disso, coloque dentro da condição: Operação de Switch Local A; e abra uma nova página, ativando a switch correspondente e coloque em processo paralelo.
E bem no começo da página, vamos fazer outra operação, desta vez diferente, como o valor do Y seta a esta altura é negativo (-270), temos que somar com um número positivo (Lembra? números com sinais diferentes, subtrai e coloca-se o sinal em quem tiver o maior modulo.) Subtrairemos com o Y seta, mas agora colocaremos a operação de menos, com isso, o valor vai aumentando até chegar à zero. Vai ficar assim: Y seta (-270) - Velocidade (-10) = -270 -(-10 ) => -270 + 10 => -260. Depois: -260 - (-10) = -260 + 10 => -250. E assim sucessivamente até chegar à zero.
E agora, criaremos uma condição para quando esse resultado for obtido. Vá em Condições, selecione a variável Y Seta e coloque a constante igual à 0.
[
E dentro da condição, desativa a swich local que você usou, com isso o programa passará a executar os comandos da primeira página. Com isso, você percebe que o sistema virá uma especie de ciclo. A variável Y seta vai somando com a velocidade, diminuindo cada vez em -10, até chegar a -270, e com isso, ativa a segunda página, desta vez, somando +10 a variável Y Seta, que vai aumenta até chegar à 0. E quando chegar de novo à -270, vai ativar a segunda página....
E por fim, faremos umas condições, quando a seta chegar na metade da barra e o jogador apertar a tecla nessa hora, ele ganha o mini-game. Primeiro vou falar uma coisa, não usarei o Press como condição, porque ia ser fácil ganhar, o cara ia ficar segurando a tecla até a seta chegar na posição X. Então, usarei o método Trigger, que se você apertar a tecla, fará determinada coisa apenas uma só vez (Mesmo se você segurar a tecla). Crie uma condição de Script, e coloque assim:
Input.trigger?(Input::C)
Muita gente rebe um erro, quando se coloca um if na frente, e não é preciso (E não é pra colocar!). Ali é uma condição, e já tem um if automaticamente na frente do comando, então não coloque o if. Depois de ter colocado a condição, coloque outra condição dentro da condição ('.'). Coloque condição de variável e coloque a constante igual à -140 (Eu disse que quando a seta chegasse na metade da barra ia acontecer tal coisa, mas a metade de 270 é -135, e como o valor está diminuindo em -10 em -10, nunca chegaria à 135 :hehehe: ) Depois de ter colocado o valor da constante, coloque uma exceção, para que aconteça tal coisa se a condição não for cumprida.
Dentro das duas condições, coloque uma imagem de positividade.
E na exceção, coloque uma de negatividade, e também coloque o mesmo número para as duas imagens, para não ter que ficar apagando-as.
Pronto! :phew: O sistema terminou! Já já coloco um vídeo. [you], comente aí se você gostou ou não do sistema. Me diga alguma erro no tópico.
Até!
Vídeos:
Eu (Railson_Games), por ter criado o sistema e ter compartilhado.
legal help
court marriage in pakistan
family lawyer in pakistan
divorce lawyer in pakistan
divorce procedure for overseas pakistani
court marriage in faisalabad
court marriage in faisalabad
family lawyer in lahore
divorce lawyer in faisalabad
criminal lawyer in pakistan