Bem venho aqui dar uma força pro Jonny!
Primeiramente baixe o sistema do Gladistony de Evento comum em magias ( se for usar em netplay, caso não utilize netplay não é necessário).
2º Passo:
Criar a habilidade(o buff que deseja)
Clique com F9:
na aba "Status" como na imagem 1
[spoiler="Imagem 1"][/spoiler]
Na parte Status Coloque a id que deseja adicionar o buff
na parte nome o nome que deseja dar ao buff
na parte de atributos o tanto que deseja aumentar o buff:
para buff positivos use números acima de 100
para buff negativos use números abaixo de 100
no exemplo acima! Eu criei uma habilidade que dobra o atributo força!
3º Passo
Criar a habilidade que chamará o evento.
Clique F9:
na aba Habilidades como na imagem 2:
[spoiler="Imagem 2"][/spoiler]
na aba habilidades escolha o id da habilidade que deseja chamar o evento comum.
em nome, escolha o nome para a habilidade! eu uso sempre nomes que são fáceis de ligar a habilidade ao status.
em ícone, escolha um ícone que deseja que a habilidade tenha!
Em evento comum, escolha a id do que deseja usar ativar o buff.
4º Passo
Agora vamos trabalhar com eventos comuns
F9: clique na aba Eventos Comuns como na imagem 3
[spoiler="Imagem 3"][/spoiler]
Na aba Eventos Comuns crie o evento na id do evento comum que desejar.
adicione o nome do evento ( de preferência o nome do status )
primeiro adicione a mudança de status ( o buff ) que foi criado no passo 2
Adicione uma imagem que ficará ativa enquanto o buff permanecer (opcional)
Adicione uma mensagem que aparecerá quando o buff for adicionado (opcional)
Adicione uma condição para ativação do switch que ligará o buff.
5º Passo
Na aba Eventos comuns Adicione outro logo abaixo desse no meu caso força on:
[spoiler="imagem 4"][/spoiler]
Deixe o evento em processo paralelo usando o switch usado no passo 4.
dentro de Comandos de Eventos
adicione
Esperar 20 frames que fará com que a cada 1 segundo adicionará +1 na variável
Crie a variável que aumentará a cada segundo( dica - é interresante colocar o nome do status criado no passo 2 + em segundos).
Coloque uma condição que será:
em quanto tempo o buff acabará em segundos. no meu caso acima 30 segundos.
dentro da condição adicione
Mudar status. remover o status adicionado
mensagem que será exibida quando o buff acabar (opcional)
deletar a imagem que foi criada quando recebeu o buff (opcional)
tornar o valor da variável zero.
tornar o switch off.
Bem expliquei o melhor que pude, a outras maneiras de se fazer isso mas esse é o jeito mais simples que eu encontrei por eventos. esse sistema está contido no meu jogo crônicas medievais.
http://www.mundorpgm...?topic=122356.0qualquer duvidas postem aqui ou pm.