Aprenda a criar sua própria introdução
Esse tuto pertence ao esparta, eu só disponibilizei aqui.
Apresentação:
Este tutorial foi criado com o intuito que os makers, que ainda não sabem criar suas introduções, aprendam rapidamente, pois é uma coisa básica de se aprender! E lendo esse tutorial será mais fácil ainda!
O TUTORIAL:
1° Passo:
Abra seu RPG Maker XP, depois clique em Open Project e abra seu projeto que já estava em andamento, ou então abra um novo projeto clicando no ícone de “novo projeto” na barra de
ferramentas padrão. Na caixa de dialogo que aparecerá em sua tela, você tem que fazer os seguintes passos: digitar o nome da pasta na caixa Nome da pasta e o nome do jogo na caixa Título, e na parte onde se encontra diretório clique no ícone do lado e escolha o local onde você irá salvar o projeto de seu jogo, logo após escolher onde irá salvar, você clica em OK.
2° Passo:
No lado esquerdo da tela vai aparecer o que você vai usar para montar o mapa de seu jogo, mais a baixo irá aparecer um nome escrito: Map001. Clique com o
botão direito do mouse e selecione a opção propriedades do mapa, na caixa que vai abrir, você tem quer fazer o seguinte: No campo que está escrito nome digite Intro., ou Introdução e clique em OK.
3° Passo:
Deixe este cenário em branco. Agora crie um novo mapa apertando o botão
insert, coloque o nome dele de começo e monte o mapa de acordo com sua escolha.
Criando agora os mapas:
No RPG maker XP existe quatro partes de edição são eles: layer 1, layer 2,
layer 3, e a parte de edição de eventos.
Layer 1: É a parte onde apenas se põe os tiles que dão origem ao chão e as
paredes.
Layer 2: É o local aonde se coloca os tiles de árvores e outros objetos.
Layer 3: Local onde colocamos apenas os tiles de objetos que ficam em
cima de outros objetos. Ex: A mesa dentro de uma casa, se encontra no layer 2, e em cima da mesa se coloca pratos e copos ou em cima de uma estante que também se encontra no layer 2, você pode colocar um livro, e etc.
Edição de eventos: É a parte de seu projeto onde tudo acontece, indo desde uma pequena conversa, até um grande furacão.
Tiles?
São cada um dos quadradinhos que contém nestas figuras que se usa para criar o seu cenário. Um conjunto de tiles é conhecido como tileset.
1° Passo:
Abra o banco de dados de seu projeto, basta clicar na palavra escrito Banco de Dados na barra de ferramentas padrão.
2° Passo:
Ative o guia personagens, bastar clicar no 1° personagem existente, na parte onde aparece a palavra “nome” digite Nada.
3° Passo:
Na parte escrito “Gráfico de Personagens”, clique duas vezes. Irá aparecer uma tela com uma lista. Apenas escolha a opção NADA e clique em OK.
4° Passo:
Na parte que escreve “Gráfico de Batalha”, clique duas vezes e aparecerá outra lista. Selecione NADA também e clique em OK.
5° Passo:
Ainda na guia personagem, na parte “equipamento inicial” defina nada para todas as classes e clique em OK.
6° Passo:
Agora cria um novo evento clicando duas vezes em qualquer lugar do mapa chamado Intro ou Introdução.
7° Passo:
Na parte que aparece na guia Iniciar, clique em Inicio Automático (Pois quando você apertar o botão “ Novo Jogo” ele se iniciará automaticamente, sem que precise apertar qualquer tecla)
8° Passo:
Na caixa enorme chamada “ Comando de Eventos ”, clique duas vezes para inserir um novo comando.
9° Passo:
Na caixa que vai abri, selecione o guia 2 e depois selecione o botão “Opções de Mapa.
10° Passo:
Escolha o gráfico de panorama que mais te agradar. (Pois ele será o fundo de sua Introdução). Agora clique em Ok duas vezes.
11° Passo:
Abra um novo comando de evento e escolha de novo o guia 2, selecione a opção “Reproduzir BGM”, e selecione o que mais te agradar também, e clique em OK.
12° Passo:
Abra um novo comando de evento e escolha agora a guia 1, e clique em “Opções de Mensagem”.
13° Passo:
Na janela que aparece, no guia posição, selecione a que você quiser. (Lembre-se que ela será a posição do texto de sua introdução, Eu particularmente escolheria a opção “Centro”, pois a mensagem irá ficar no centro da tela).
Na parte da “janela” defina o que mais te agradar e clique em OK.
14° Passo:
Abra um novo comando de evento e escolha a guia 1, e selecione a opção “Mostrar mensagem”, agora digite o texto que irá aparecer em sua introdução. Caso seu texto fique muito grande e não caiba dentro desta janela, apenas quando ela acabar, crie uma outra mensagem e continua a história, e se não couber de novo, crie outra mensagem, e assim por diante, e quando terminar clique em OK.
15° Passo:
Abra um novo comando de evento, agora na guia 2 e selecione “Efeito Flash”, defina a cor que mais te agrada, e clique em OK.
16° Passo:
Abra um novo comando de evento e escolha novamente o guia 2 e selecione a opção teletransporte, agora aperte na opção especificar e clique no botão drop down e escolha o mapa inicio e clique em qualquer parte do mapa
(lembre-se de que o lugar onde você clicar será o lugar onde seu personagem vai aparecer), depois clique em OK e em OK novamente.
17°Passo:
Abra um novo comando de evento, agora na Aba 1, e clique na opção “Mudar Grupo”, na janela que vai abrir escolha o Herói nada e na guia Operação defina remover e clique em OK.
18° Passo:
Abra um novo comando e escolha a aba 1, na opção mudar grupo, na janela que vai abrir novamente, escolha o segundo herói da lista e defina adicionar, depois marque a opção iniciar e clique em OK. ( Assim o herói invisível vai sair e vai entrar o outro herói).
19° Passo:
Abra um novo comando de evento e coloque as mensagens como eram antes (pois se não elas vão ficar voando sem caixa de mensagem e será impossível ver as mesmas).
20° Passo:
Clique em Ok para confirmar o Evento.
21° Passo:
Faça o teste do jogo, clicando em “testar jogo”, na barra “ferramentas padrão”.Pronto sua introdução já está pronta!
Créditos:
Eu - Disponibilizar o tuto
Esparta - Criar o tuto.