Sistema De Medo Do Escuro
Sistema Por: SOADer Incompatibilidades: Nenhuma conhecida por enquanto
O sistema dá um efeito de medo no personagem ao tocar em um determinado tile/autotile que se permanecer por um certo tempo chamará a tela de game over.
[o]Como fazer:
Procure um tile/autotile que seja desocupado e o marque como "terreno: 1" ou outro numero caso o 1 ja esteja sendo usado no seu projeto. Este tile/autotile será usado como "o escuro". Pode-se usar um auto tile que simule um escuro, essa é a maneira simples. Estarei ensinando aqui da maneira mais trabalhosa: Vou criar fogs(nevoas) para simular luz e sombra e depois marcar os lugares escuros por meio de mapeamento com um tile sem gráfico com o terreno especifico.
Agora crie um evento comum e o nomeie como quiser, deixe o em processo paralelo e escolha uma switch condicional de inicio:
Agora vamos aos comandos.
Defina uma variável como: Substituir; evento>personagem>mapa. Ficará assim:
Isso fará com que o valor da variável mude de acordo com o numero do terreno no tile que o personagem estiver.
Agora temos uma variável para o terreno, podemos continuar.
Crie uma condição com a variável(do terreno) criada no passo anterior.
marque constante=o numero do terreno(escuro) que no caso é 1; Deixe como "igual a" deixe marcado"adicionar exceção".
Vamos mexer primeiro em "exceção"
Crie um comando para mudar a cor da tela para (0,0,0,0) que é a cor normal. Deixe em 5 frames.
Defina uma variável nova que equivale ao tempo(em segundos) que o herói poderá ficar no escuro. No meu caso o tempo é de 10 segundos então o comando ficará assim:
Agora vamos a condição:
No comando de Mudar o tom da tela mude-a para(-30, -30, -30, 0) Recomendo que mude as cores dependendo do quão escuro for os lugares de seu projeto;
Ponha o comando: esperar(20 frames) que equivale a um segundo;
Agora em Opções de variável escolha a variável anterior(do tempo) marque para subtrair e em constante deixe 1.
Baixe esse som: (está incluido na demo)
Heart Sound
jogue o arquivo para a pasta Audio/SE do seu projeto.
Voltando para a condição colocaremos para reproduzir o SE baixado (o comando deve ficar logo abaixo da opção de variável na condição).
Agora fora dessa condição crie outra condição com a variável do tempo e em constante deixe 5. abaixo marque como menor/igual e desmarque a opção de adicionar exceção.
Dentro das condições crie um comando para mudar a cor da tela para(80, 80, 80, 0);
Ponha abaixo o comando "esperar(10 frames)";
Agora reproduzir o SE baixado;
Para finalizar o evento comum crie uma ultima condição fora da outra com a variável de tempo, constante: 0, menor/igual e desmarque "adicionar exceção".
dentro disso basta por o game over ou qualquer outra consequência.
O evento comum está pronto.
Agora vamos para o mapa, mas essa parte só serve para quem for usar o modo mais trabalhado(com fogs) eu já tenho um mapa pronto.
Existem aqui mesmo no forum muitos tutorais de como criar essas sombras por fogs. eu ja fiz minha fog com as sombras, mas está bem simples:
Ela funcionando no mapa fica assim:
Agora para mapear é recomendado tem algum print de referencia para não precisar memorizar os lugares escuros. Lembra daquele tile sem gráfico que você escolheu e mudou o terreno?
Use esse tile no mapa para marcar os lugares escuros. Para facilitar eu vou colocar um gráfico no tile temporariamente, assim eu poderei ver onde estou marcando.
O meu mapa já marcado ficou assim:
Depois de marcar o mapa, pode tirar o Gráfico do tile. Está pronto!
Basta agora ativar a switch condicional de inicio.
VLW GALERA |o/ se tiver duvida comente
Aliás esse é o primeiro tuto que eu posto então to aceitando dicas e criticas vlw \o/
[o]Para Baixar:
[lohan][glow=red,2,300]DEMO[/glow][/lohan]
EU \o/: Por postar
EU \o/: Por criar este sistema
Se gostou
↓clica aqui↓