Verificar obstacúlos - Prever ID-de-Terreno
Dando continuidade aquele sistema de Pathfinding que eu criei, resolvi seguir uma tutorial que o GabrielM. me passou:
http://www.policyalm...torial_port.htm
O RMXP diferente do Rm2k/2k3 não analisa a id de terreno por coordenadas e sim por eventos eu tive que simular, devido a isto não funcionará no RMVX e ACE sem paramentros de RGSS pelo comando Script.
Para que funcionasse igual ao Rm2k eu criei 4 eventos que retornam as suas IDs de terreno e como esses estão sempre colados ao personagem ou evento NPC desejado por você (o sistema é configurável) ele simula como se as IDs fossem do jogador.
A teoria é a mesma usada neste sistema:
http://www.mundorpgm...?topic=114424.0
Para definir de qual evento alvo vai pegar as IDs de terreno basta alterar as duas variaveis X-Alvo e Y-Alvo.
Como o sistema é simulado, todo o bloqueio deve ser configurado como ID de terreno 1, como na imagem abaixo:
Clique aqui para visualizar caso não apareça
Este mesmo sistema pode ser usado para criar sistemas de plataforma inteligente, como no jogo MegaMan-X em que o personagem ao cair e mover para uma parede ele consegue ir escorregando devagar, se tu é algum leigo provavelmente duvidará da minha palavra, pois bem, então veja isso:
http://www.mundorpgm...p?topic=52364.0
Mas o foco deste método é criar um sistema de Pathfinding mais "inteligente" ou finder (sei lá como vocês sabichões chamam isso).
Download:
4Shared - Use sua conta no Facebook ou Gmail para baixar.
Precisa colocar a DLL RGSS103J ou semelhante dentro da pasta da DEMO.
Não forneço suporte para esse sistema, apenas baixe e analise os comentários dentro da DEMO.
Apesar de ter me desligado das comunidades por motivos que prefiro não comentar ainda sim quando estou sem nada pra fazer continuo a criar alguns sistemas ou quando algum membro de respeito assim como eu me pede.
Se você já tiver amizade comigo e quiser falar sobre programação pode me contactar.