Eu já o havia postado, apenas num tópico de pedido\suporte com esse tipo de sistema.
Esse sistema permite pular apenas um tile por vez, por padrão o personagem pula apenas +1 (Avança 1), para pular um objeto de mapa (tile) é necessário +2 (Avança 2).
Lembrando, avançar é diferente de pular, ou seja, o pulo é um efeito gráfico apenas do rpg maker.
Então quando um Evento ou personagem pula +1 tile, ele avança apenas para o tile da frente.
Então para evitar que ele pulasse 2 sem ter objetos a frente dele usei "ID de terreno".
O problema era que não se podia verificar ID de terreno um passo a frente do personagem, somente a posição atual, diferente do Rm2k e 2k3.
Segue o download:
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Lembre apenas que não é para usar o sistema dessa maneira, a não ser que queira, apenas analise a maneira de como verificar objetos na frente do jogador de forma simples.
E claro usar ele por que é bem mais funcional e livre de bugs iguais deles scripts de fundo de quintal feito as pressas sem ser testados.
A frente do personagem:
Terrenos de ID 0: Passável
Terrenos de ID 1: Bloqueio
Ou seja, configure como terreno "1" apenas os tiles que são bloqueios "X":
[Clique aqui para ver a imagem]
Créditos:
Verificação de terrenos - TânatosMaker
Sistema de pulo - Enterbrain