Olá pessoas! Este é meu primeiro tópico nesta área, então não se assustem com minha extrema falta de saber explicar =/ mas vou tentar ser o mais claro possível.
Bom, eu estava no RM, quando pensei: eu queria um sistema de ações para meu jogo. do tipo: roubar, discutir, argumentar, ler, decifrar enigmas e bla bla bla...
Então eu inventei esse pequeno sistema. Mas o que são perícias? são habilidades que seu personagem tem que o possibilitam fazer algo. Ex. Perícia Roubar > seu pérsonagem usa p/ roubar.
Mas como funciona? vou explicar em passos.
1. Crie uma variável "perícia".
2. Some o valor do atributo do herói que mais se identifica (persuadir >> inteligência, roubar >> agilidade, ...)
3. Caso o atributo varie aproximadamente, do nível minimo até o máximo, de 50 até 500, você divide por 50.
Caso varie aproximadamente de 5 até 50, divida por 5.
4. Some o resultado com 3.
5. Para cada vez que seu personagem "treinar" (você pode ou deixar o sistema de treino por "pagar" por aulas em npcs que você crie, ou a cada sei lá 30 vezes que ele fizer isso), aumente 1 ponto nessa variável.
6. Quando for usar a perícia em algum "teste", simule dois dados de seis lados cada (2 variáveis dado aleatórias de 1 até 6), daí você soma os resultados numa variável "resultados".
7. Daí você soma "resultados" com a perícia em questão.
8. Então, "Resultados" deve ser maior ou igual ao nível de dificuldade do "teste".
9. Se for, o resultado é positivo.
10. Caso contrário, negativo.
~FIM~
Vejam níveis de dificuldade padrão:
Fácil: 10
Médio: 13
Desafiador: 16
Difícil: 20
OBSERVAÇÕES:
1. Você pode criar vários sistemas com base nesse, como roubar, decifrar línguas antigas, etc.
2. Você pode optar por um sistema simples de critical hit, que é caso a soma dos dados seja 12, voc^rolar mais um dado, que se for 6, mais um, e assim sucessivamente.
3. Você pode incrementar o realismo aumentando/diminuindo o "resultado" com modificadores da situação, como terreno difícil, cansaço, inspiração, medo, etc.
4. Você pode melhorar esse sistema, desde que dê créditos.
5. Se já existir esse sistema, me desculpem, mas ñ achei =/. Entretando, fica aqui a mensagem ;)
Caso queram, podem pedir uma demo, embora eu ache desnecessário.
Espero ter ajudado