Olá makers!
Eu estou aprendendo a usar o RPG Maker VX aos poucos e nesses ultimos dias tenho tentando aprender a usar o sistema de eventos comuns.
Ainda não aprendi muito mas,de qualquer forma,vou postar um sistema de evento comum criado por mim(se ja existe um assim me desculpem mas esse realmente criei sozinho mechendo no RMVX não preocurei em nenhum topico) para projeto maker de pokémon.
Esse sistema funciona da seguinte maneira:
1º passo: Criar uma habilidade para evoluir o pokémon(no meu dei o nome de Evoluir). Afeta:nada / Usável em: não usar.
2º passo:Criar um evento comum com condição inicial:processo paralelo.(No meu coloquei o evento comum e a switch condicional com nome de auto-evolution)
3º passo:Importar os characters e faces dos pokémons e criar cada um como heroi e criar uma classe para cada um
4º passo:Ponha em cada classe o level em que ela aprendera a habilidade evolução
5º passo:Começe a moldar seu evento comum criando as condições.
Exemplo:
<>Condição:[bulbasaur] possui habilidade [evoluir]
<>Mudar classe do personagem:[bulbasaur],[ivysaur]
<>Mudar nome do personagem:[bulbasaur],'ivysaur'
<>Mudar graficos do personagem:[bulbasaur],'grafico do heroi',face do heroi'
<>Mudar habilidades:[bulbasaur], - [evoluir]
OBS:Em cada condição ponha exeções em cada exeção ponha uma evolução de pokémon como o mencionado acima.
OBS²:Para que esse evento comum funcione e necessario criar um evento em processo paralelo que ative a switch do sistema de evolução.
OBS³:Assim que o heroi atingir o level necessario para ganhar a habilidade evoluir,apos a batalha,sera modificado automaticamente o grafico do heroi,sua face,sua classe e suas habilidades(isso se você colocou todas essas condições no evento comum).
Para quem não entendeu vou deixar uma screen em anexo!
============= ATUALIZAÇÃO =================
Novamente voltei a mecher no meu projeto de pokémon e no meu evento comum de auto-evolution.
Porém estava encontrando problemas em evoluir para a ultima forma(ex:venusaur,charizard,...).
Felizmente descobri oque estava fazendo de errado com meu sistema de auto-evolution,o personagem(apesar de alterar sua classe,nome,face,habilidades e graficos)estava permanecendo como se fosse a primeira forma(ex:bulbasaur,charmander,...).
Entao criei mais uma habilidade(chamada no meu de auto-evolution nivel 2)para os personagens evoluirem para a ultima forma porem para que personagens como:bulbasaur e charmander(apos evoluirem para ivysaur e charmeleon)tive de por condição de evolulção nas primeras formas para que eles também possam aprender evoluir nivel 2(ou seja a primeira forma tera level para aprender evoluir nivel 1 e level para aprender evoluir nivel 2)
O meu grande problema era que,apos por os 2 niveis de evolução na primeira forma, ele continuava não evoluindo,então descobri que para funcionar o evento teria de ser feito da seguinte maneira:
<>Condição:[bulbasaur] possui habilidade [evoluir]
<>Mudar classe do personagem:[bulbasaur],[ivysaur]
<>Mudar nome do personagem:[bulbasaur],'ivysaur'
<>Mudar habilidades:[bulbasaur], - [evoluir]
Exceção:
<>Condição:[bulbasaur] possui habilidade [evoluir nv2]
<>Mudar classe do personagem:[bulbasaur],[venusaur]
<>Mudar nome do personagem:[bulbasaur],'venusaur'
<>Mudar habilidades:[bulbasaur], - [evoluir nv2]
Exceção:
<>Condição:[ivysaur] possui habilidade [evoluir nv2]
<>Mudar classe do personagem:[ivysaur],[venusaur]
<>Mudar nome do personagem:[ivysaur],'venusaur'
<>Mudar graficos do personagem:[ivysaur],'grafico do heroi',face do heroi'
<>Mudar habilidades:[ivysaur], - [evoluir nv2]
Com Base nesse novo conhecimento adquirindo mechendo em eventos comuns juntei os 2 eventos comuns(evoluir nv1 e evoluir nv2)e criei um novo que fazia as 2 funções em um só evento comum.
OBS:Vou deixar uma screen mostrando aut-evolution nv1,auto-evolution nv2 e auto-evolution(versão atualizada com os 2 niveis de auto-evolution em um mesmo evento comum).
até a proxima finalmente terminei esse tuto de evolução pokémon por completo.