Introdução
Um dos meus passatempos favoritos é fazer Sistemas de Batalha para RMVX em eventos.Fiz de todos os tipos e que se adapte á todos os gostos.A maioria, penso eu, ficou divertido e, infelizmente, poucos de fácil uso.Enfim, são 5 Sistemas de Batalhas.Eis eles:
Vamos falar um por um.No final do tópico contém um pack com todos os 5 Sistemas de Batalha.
Sistema de Batalha
Todos os sistemas de batalha contém uma fórmula de dano.E é quase tudo feito Basicamente por variáveis.Uma fórmula de dano é quando você faz uma operação que o resultado é o dano.É simples.Veja:
Ataque do Personagem - Defesa do Inimigo = Dano no Inimigo
Ataque do Inimigo - Defesa do Personagem = Dano no Personagem
CAVBS - Custom Automatic Visual Battle System
Como funciona?Como ele é?Como se controla?Pra que um nome tão doido?
Pois é, o CAVBS é o terceiro sistema do pack.Ele, acredito eu, talvez interesse a maioria.Pois o personagem batalha sozinho!Isso!Você pode tomar um café enquanto o personagem batalha com o chefão do jogo e morre.Parece chato, mas se você apertar a tecla "A" Você acessa um "menu" onde você pode escolher entre continuar atacando, usar habilidades ou usar itens ou não fazer nada.
ADD-ON's
O primeiro ADD-ON é que antes da batalha aparece uma imagem escrito "Battle" que aparece em fade e é bem divertido de se ver ou não O_o'.É só pra enfeite, mas é legal.Outro ADD-ON do sistema é que da um flash vermelho quando você sofre dano, assim, você se diverte pensando que está perdendo sangue, tirando sangue, ou tendo uma hemorragia.Um dos mais interessantes ADD-ON's do CAVBS é que você pode escolher três tipos de batalha ou, três tipos de movimentos de batalha.Veja a função de cada um:
Movimento "0": Ele é usado para batalhas de inimigos "jogados por aí" como um slime numa floresta, um morcego em uma dungeon ou um ornintorrinco na água.Assim, evita-se bugs caso se use outros movimentos.
Movimento "1": Esse movimento é usado para Boss, como dragões ou coisas parecidas.É necessário deixar um espaço para a batalha, senão o sistema buga.O personagem faz diversas ações, correndo em volta do mapa para fazer ataques mais emocionantes e faz você pensar que está assistindo um filme, ou vendo a morte do seu personagem.
Movimento "2": É usado para sub-chefes.É muito parecido com o zero, porém, dessa vez o personagem pode pelo menos dar um passo para frente e um para trás.É necessário alguns poucos pixels livres em volta do personagem.
Screens
Pack 1: (3 Imagens)
Pack 2: (3 Imagens)
Pack 3: (3 Imagens)
Pack 4: (1 Imagen)
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ATPBS - Action Tatical Portal Battle System
O ATPBS é praticalmente um SBL (Sistema de Batalha Lateral) por eventos.
Imagine:Você está andando em um mapa, feliz da vida, e resolve matar um slime.Você chega e aperta enter (ou o slime chega em você e aperta enter).Você é teleportado para um outro mapa, onde você batalha com o slime.Depois de apanhar batalhar, você volta para o mesmo lugar onde você estava no mapa anterior.Você pode Atacar, Usar Habilidade, ou usar itens.
ADD-ON's
O jogo conta com pouco ADD-ON's.O primeiro é que você teleporta de um mapa para outro e volta no mesmo mapa, no mesmo lugar.Um ADD-ON muito interessante é que o jogo é que cada um tem um tempo de espera.Tanto que terá vezes (você é mais rápido que o adversário) que você ataca 2 vezes seguidas.Um ADD-ON interessante é que você sempre tem janelinhas avisando:
Você tirou x de dano!
Você levou x de dano!
Você tem x de vida!
Você fritou um ovo!
E outro ADD-ON é que sempre tem a opção "Voltar" podendo, assim, voltar se não quiser mais usar uma habilidade ou um iten ou se não quiser ovo frito.Isso tudo é feito por labels.
Screens
Pack 1: (3 Imagens)
Pack 2: (3 Imagens)
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Pack 4: (2 Imagens)
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ABS - Action Battle System
O tradicional ABS.Por eventos, o sistema de batalha constitue em você apertar uma tecla para você atacar.Nesse ABS, a tecla é o "A" que pode ser mudada para z,x,q,w,s, ou deixar no A mesmo.A batalha, ao contrário de outros ABS, ocorre rapidamente.E sem esperas e demoras de 800 frames, como se pudessemos dormir durante a batalha.O personagem pode atacar, porém, não pode soltar Haduken ou Kamehameha nem se embriagar de poção durante a batalha, porém, para bons eventers, isso é facilmente modificável.O personagem não adianta usar escudos que não vai dar block.Porém isso também é facilmente modificável.Talvez eu encremente esse ABS e em um futuro próximo eu publique ele com as funções Kamehameha, Hadouken, Poção, Escudo e fritar ovo.
ADD-ON's
O mais legal ADD-ON desse ABS deve ser a facilidade de atacar.Você não precisa apertar A em um exato e preciso milésimo.Você pode apertar um pouco antes, por exemplo, durante o ataque do inimigo e deixar quieto que ele vai atacar.Se você observar o sistema, verá que isso é feito por switchs.Um ADD-ON que eu coloquei é o INFO.Ele exibe o dano do personagem, o dano do inimigo e o HP do personagem.Você que escolhe se quer colocar ou não e em qual inimigo colocar.Outro ADD-ON é que Você não tem muito trabalho.Defina se a switch INFO vai ficar ON ou não (ON mostra, OFF não.) Defina em variáveis o ataque, a defesa e o HP do inimigo.Coloque o evento comun e os resultados da batalha.Pronto!O inimigo está feito.Agora é só dar ctrl c e espalhar os inimigos pelo mapa com ctrl v.Qualquer dúvida, veja os mosntros da DEMO.O ABS sempre abrirá uma janelinha informando quanto EXP e Gold você adquiriu.
Screens
Pack 1: (3 Imagens)
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ABSC - Action Battle System + Combo
É o mesmo ABS anterior, porém, com um ADD-ON, o combo.O combo é quando o personagem acerta um ataque e logo depois acerta outro antes do ataque inimigo, dando dois ataques consecutivos e deixando o inimigo "P da vida" porque o Adam descobriu mais um jeito de bater nele.Você vai ter 3 frames para apertar o "S" depois do ataque normal para fazer o combo e mais 10 frames para apertar o "Z" para fazer um combo triplo.
ADD-ON's
Um ADD-ON que vem com o combo é o "acrescentar dano", onde você acrescenta 15, 30, 50 ou nada de dano conforme o combo.Se você souber usar o sistema bem você pode fazer o personagem soltar um Hadouken depois de mecher um pouco.Outro ADD-ON é que o sistema vem com 2 Animações feitas por min.A de ataque duplo e a de ataque triplo.
Screens
Acho que desnecessárias, vide as screens do ABS original.
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CTBS - Chrono Trigger Battle System e não Custom Tatical Battle System
O CTBS é baseado no sistema de batalha do Chrono Trigger.Você chega em um local e, ao se aproximar do monstro, os dois se preparam para a batalha.Você pode usar skills (habilidades) itens ou atacar ou tomar um café e depois voltar para batalhar.O sistema é cheio de janelinhas informativas, quando você ataca, quando o inimigo ataca, quando você usa poção, para informar o desavisado que ele não tem poção (vide screens) ou para informar que você tacou fogo no inimigo.
ADD-ON's
Um ADD-ON muito legal é que quando você usa as habilidades, o dano é aumentado conforme sua inteligência.Na habilidade de fogo se você tem 30 de ataque e 10 de inteligência, vai tirar 40, deixando as habilidades mais reais e legais.Assim, você não tem o atributo inteligência só de bonito ou pra ter um cabeção e tirar 10 na prova.
Screens
Pack 1: (3 Imagens)
Pack 2: (3 Imagens)
Pack 3: (1 Imagen)
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Para baixar o pack com os 6 sistemas, clique aqui.
É somente 2MB.
Então pessoal, demorei 2~3 horas escrevendo esse tópico mas acho que valeu a pena.
Espero que gostem dos sistemas e então, testem, leiam, divirtam-se, usem os sistemas e comentem!
Qualquer BUG ou Problema me avisem.
Até.