Tutorial de Como Fazer um Sistema de Roubo de Habilidades do Inimigo
Introdução: Este é sobre como fazer para roubar magias e habilidades especiais inimigas. Se vocês querem alguns
exemplos desse sistema, os Final Fantasies 5, 6, 7 e Tatics tem alguns sistemas parecidos com esse
os três primeiros tem um tipo especial de magia chamado "Blue Magic" (traduzido erroneamente
como "Lore" em FF6 e "Enemy Skill" em FF7) que consiste justamente em ganhar as habilidades
inimigas após estes usarem ela contra você (FF8 e FF9 também possuem Blue Magic, mas nestes
dois jogos ela é aprendida de forma diferenete, portanto não nos interessa aqui). Já em Final
Fantasy Tatics, acontece que algumas magias mais poderosas (como, por exemplo, a summon secreta
Zodiac, que só pode ser aprendida assim) podem ser aprendidas desta forma, quando os inimigos
utilizam ela contra você. E outro bom exemplo de jogo que também tem um sistema semelhante é
Breath of Fire 4, onde praticamente TODO o sistema de habilidades é baseado em aprender as
habilidades que os inimigos usam contra você. Bem, mas vamos logo ao tutorial propriamente dito.
1º PASSO - As Habilidades que o Inimigo Usa
Bem, antes de mais nada é necessário (como parece óbvio) criar as magias que você pode aprender.
Crie elas normalmente, não se preocupe em grandes coisas nessa parte.
Após ter criado as magias, vá até a aba "Monster" da Database, que é onde estão os monstros do
jogo, sejam os normais do RTP ou alguns que você tenha criado. Na parte "Atack Pattern", onde
se coloca as ações que o monstro pode usar em batalha, quando você for colocar as magias que você
escolheu anteriormente para poderem ser aprendidas nesta forma, marque a opção "Adtion to ON
Switch" e escolha uma switch diferente para cada habilidade diferente (por exemplo, uma switch
para Fire, outra para Ice...). Você deve fazer isso em TODOS os monstros que podem usar essas
habilidades.
2º PASSO, parte 1 - Aprendendo as Habilidades Método 1 - Após a Batalha
Certo, agora vá até a parte "Common Events" da Databse, que é onde será programada a parte onde o
personagem aprende realmente as magias.
Separe um Common Event para cada habilidade, ponha-os em "Auto-Start", e marque a opção
"Appearance Conditions Switch", escolhendo a switch respectiva para cada habilidade (por exemplo,
para aprender a magia Fire, é necesspario marcar aqui a switch que você escolheu anteriormente
para Fire, na parte das action patterns dos monstros). A seguir, coloque no evento uma Fork
Condition, para ver se o personagem já não conhece aquela habilidade (seguna página, a opção
"Hero", mude onde diz "Party Need" e escolha "Special Skill" e a habilidade em questão). Caso
já conheça a habilidade, simplesmente desligue a switch, pondo-a em OFF. No Excepting Case, que é
pr ocaso de ele não ter a habilidade, você deve programar para ele aprender a magia. Coloque um
Change Skill - Memorize para ele aprender a magia, e uma mensagem "Você aprendeu a magia X", onde
"X", obviamente, é a magia que ele acabou de aprender. Em seguida, desligue a switch da magia e
pronto. Agora faça isso para as outras magias que ele pdoe aprender, e pronto!! Você acabou de
programar um sistema de roubar as habilidades dos inimigos quando estes a usam contra você!! Esse
é um método parecido com alguns jogos mais antigos, como os Final Fantasies 5 e 6.
Para deixar esse método um pouco mais complexo e interessante, também é possível dar um aspecto
mais aleatório ou dependendo dos atributos do personagem. Para isso, você irá precisar de uma
variável. Faça o seguinte: primeiro, estipule uma chance do personagem aprender. Por exemplo,
3 em 5, uma chance até que boa. Coloque um Change Variable para definir a variável em Random,
entre 1 e 5. Então, coloque uma Fork para que, se ela for igual a 3 ou menos, e coloque os
eventos que foram descritos acima. Você também pode fazer isso depender dos atributos do
personagem, colocando uma outra variável com o valor de um deles (por exemplo, o atributo que
afeta as magias, normalmente "Magic" ou "Intelligence"), e comparando a variável gerada
aleatoriamente com ela. Por exemplo, você coloca pra definir um número de 1 a 500 e tem esse
atributo igual a 190. Coloque a outra variável com o valor desse atributo, e use uma Fork para
ver se a variável aleatória é MENOR que a do atributo. Se for, aí vão os eventos de aprender a
nova habilidade. E também é possível favorecer a chance de aprender certas habilidades se outras
habilidades esecíficas já tiverem sido aprendidas, por exemplo, facilitando o aprendizado de
Fire 2 se o personagem já sabe a magia Fire 1. É só colocar outra Fork para se ele já conhece a
outra magia, e, se já conhecer, diminuir o valor da variável aleatória. Bem simples.
2º PASSO, parte 2 - Aprendendo as Habilidades Método 2 - Durante a Batalha
Basicamente, é a mesma coisa que o método anterior: uma Fork para ver se o personagem já não
tem a habilidae em questão, e, caso não tenha, um Change Skill para aprender. A diferença é que
isso deve ser feito não nos Common Events, mas nos Battle Events da parte M. Party da Databse.
Essa forma é mais atual, é parecida com o Breath of Fire 4 e os Final Fantasies 7 e Tatics,
também fica muito bom, só que é um pouco mais chato de programar, não por ser mais difícil
(afinal, o evento é exatamente o mesmo), mas porque você tem que copiar esse evento em TODOS os
Monster Parties com mosntros que tenham essas habilidades... Assim como no anterior, também é
possível usar variáveis para deixar a possibilidade de aprender a magia aleatória.
By: Pedro Daltrey
Espero ter ajudado, xD, estou a disposição de quaisquer esclarecimentos podem deixar no tópico.
Caso queiram meu Tuto Coloquem créditos, plágio é crime.