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Deslizar no Gelo!
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Sistema Por: Ozuma Y. Urashima (Eu mesmo)
Incompatibilidades: Nenhuma*
Engine: RMXP, mas possivelmente funcione com todos
Nível de dificuldade: Bastante fácil .-.[/box]
*É utilizado um número do Terreno no Tileset. A não ser que você já esteja usando todos os 7, não vejo incompatibilidades
[box class="catbg2"][o]Explicação sobre o sistema:[/box]
Saudações galera,
vim explicar a vocês como fazer um mini game simples, onde o personagem escorrega no gelo até ser detido por algum obstáculo. Quem jogou a franquia de jogos Pokémon sabe bem do que eu estou falando.
Apesar de simples, esse puzzle é dinâmico, pois exige uma atenção e interação por parte do jogador, impedindo que ele se distraia. Isso torna o jogo mais memorável, e não é algo tão ruim para o roleplay, como seria um Pac-man ou algum mini-game do tipo.
[box class="catbg2"][o]Dados Específicos:[/box]
Observação: Eu vi outras pessoas falando sobre esse sistema, mas nunca vi ninguém fazê-lo desta maneira. Geralmente, vejo pessoas fazendo com que cada tile onde o personagem vá escorregar seja um evento que direciona o personagem através do comando Mover Evento. Quando não, era feito por um Evento Comum que considerava o último movimento do personagem e o repetia, usando demasiadas Condições e Mover Eventos (Ex.: Condição – Personagem Tornar-se Abaixo => Mover Personagem – Mover Abaixo...). Essa forma reduz em muito o lag gerado e quantidade de eventos utilizados ;)
[box class="catbg2"][o]Instruções de instalação:[/box]
Bom, vamos ao que interessa.
Esse sistema é bastante simples, e sua instalação não poderia ser diferente.
Primeiro, crie um mapa onde haverá o tile/autotile em que o personagem deslizará ao entrar em contato. Foi conveniente criar uma caverna de gelo, mas fica a cargo a da sua criatividade.
Segundo, preencha com o tile escorregadio a área que você quer que seja a área do puzzle, onde o personagem vai escorregar. É interessante ter uma área grande para aumentar o nível de desafio do mini game. Aqui, eu escolhi o autotile 073-Cl_Ground02, do RTP.
Terceiro, e a parte mais divertida, bole uma trajetória para o personagem fazer. Para fazer isso, primeiro imagine o caminho; depois, em cada curva, coloque um obstáculo sólido em que o personagem possa ser dito um tile após cada curva que ele fará. Veja o exemplo.
Você pode colocar vários objetos que também não vão ser usados no mini game, para que o jogador tente usa-los e dificulte a resolução do puzzle.
Quarto, vamos configurar o database para o jogo reconhecer o tile/autotile como o que você quer que seja escorregadio. Para isso, abra o database (F9), vá na aba Tilesets, clique em Terreno, e escolha o número 2 (ou outro de sua preferência).
Isso significa que quando o personagem tocar o tile em questão, o ‘valor de mapa’ será 2, e usaremos isso para configurar uma variável.
Quinto, voltemos ao mapa. Crie um evento e deixe ele em processo paralelo. Agora escolha uma variável, marque a operação substituir, e opere com o Evento: Personagem – Mapa.
Isso significa que quando o personagem estiver no mapa, o ‘valor de mapa’ dele (o Terreno) substituirá o valor da variável. Então, como decidimos no passo anterior, o valor será substituído para 2 quando o personagem estiver em contato com o tile escorregadio.
Sexto, crie, em seguida da operação da variável, no mesmo evento, uma condição: Caso a variável seja igual a 2 (o que significará que o personagem está em contato com tile escorregadia), mande-o Avançar um Passo. Não esqueça de manda-lo ignorar se estiver bloqueado. Para terminar, coloque Esperar 2 frames.
Pronto!
Isso deve ser suficiente para o nosso pequeno Puzzle. Você deve usar a sua imaginação para fazer novos efeitos. Pode fazer com que determinados tiles aumentem a velocidade de deslizamento, pode fazer ‘escorregas’ para guiar um personagem por um caminho inteiro, pode mandar reproduzir um Sound Effect enquanto o personagem desliza (só não o fiz porque não achei nenhum som adequado no RTP), pode fazer buracos ou tiles rachados onde o personagem caia... A partir daqui, é por sua conta.
[box class="catbg2"][o]Demonstração[/box]
Não é necessária uma demonstração para entender, mas caso você queria ver o sistema funcionando antes de instalar no seu jogo, aqui está ela. ;)
[box class="catbg2"][o]Créditos[/box]
Criado e postado por Ozuma Y. Urashima