Tuto de correr com o botão de ataque pressionado
Esse é o meu primeiro tuto, muitas pessoas se matam tentando fazer com que um personagem corra com o botão pressionado. Vi alguns tutos de corrida mas nenhum deles ensinava isso, todos utilizavam um botão que ativava e desativava a corrida.
Vamos ao que interessa.
Comandos utilizados:
+Definir Teclas Adicionais
+Switch
+Variável
+Condições IF (Fork)
+Movimento de personagem
Abra o Data Base
Vá para a aba EVENTOS COMUNS
Crie um evento chamado CORRER, na condição de início coloque PROCESSO PARALELO
Dentro da caixa de comandos de eventos crie um DEFINIR TECLAS ADICIONAIS, coloque a variável [correr] na primeira “caixa”, deixe a opção esperar ser pressionada, marque somente as opções: Decisão(5) e Cancelar(6).
Agora crie uma condição IF, marque a opção Variável e escolha a [correr], setar 5 e igual (deixe o ELSE Case marcado). Dentro desse IF crie outro, nesse marque a opção Switch e coloque o nome da Swith como CORRER, deixe ela como ON ( deixe o Else Case marcado). Embaixo da Exceção ELSE desse ultimo IF crie um Mudar Switch, escolha o Switch [correr] e torne ele ON, depois crie um MOVIMENTO DE PERSONAGEM selecione Herói na caixa object e na rota de evento coloque:
Diminuir Velocidade, Diminuir Velocidade, Diminuir Velocidade, Diminuir Velocidade, Aumentar velocidade, Aumentar velocidade, Aumentar velocidade.
Embaixo da outra Exceção ELSE crie outra condição IF, selecione a switch [correr] e coloque em ON (dessa vez deixe desmarcado o ELSE Case), crie um MOVIMENTO DE PERSONAGEM selecione Herói na caixa object e na rota de evento coloque:
Diminuir Velocidade, Diminuir Velocidade, Diminuir Velocidade, Diminuir Velocidade, Diminuir Velocidade, Diminuir Velocidade, Aumentar velocidade, Aumentar velocidade.
Depois crie um MUDAR SWITCH [correr] tornar OFF.
Espero que tenham conseguido, para mudar a velocidade é só mudar o movimento do personagem, faça testes e deixe com a velocidade que quiser.
eu achei esse tutorial na net espero que gostem