O que são Windowskin?
Introdução
Olá galera, hoje eu vim trazer um tutorial ensinando o que são windowskin, antes do tutorial queria dizer que eu não vou ensinar como cria-las, apenas ensinarei o que são e como funcionam. O que é uma window skin, no RPG Maker, é uma imagem que serve para definir a aparência de todas as janelas que aparecem no jogo. Por padrão, cada RPG Maker já possui uma window skin própria, sendo que algumas versões do maker possuem em seu RTP mais de uma window skin, dando assim algumas escolhas extras ao usuário. Entretanto, ao contrário de outros makers onde é possível selecionar qual skin será utilizado no banco de dados, no RPG Maker VX é possível apenas uma window skin por vez.
Explicação
Bom, primeiro de tudo vou explicar cada parte dela por uma foto:
1 - É o fundo da Windowskin, ou seja, a parte de trás da mensagem, menu, etc...Ele se estica, portanto nada de colocar imagens aqui!
2 - São as bordas da windowskin, elas aparecem em qualquer janela, a menos que você não queira que a windowskin apareça, mas isso é outra história.
3 - Essa é a parte da windowskin em que o que for colocado ira se repetir, diferente do fundo, ele simplesmente ao invés de esticar ele vai se repetir e preencher a janela, e ele sempre fica por cima do fundo da windowskin.
4 - Cursor da windowskin, ele é usado quando se precisa escolher alguma opção, sabe aquele seletor que fica andando no menu? Então, é ele.
5 - Setas, simplesmente aparecem nas mensagens, sempre que uma mensagem aparecer e tiver de pressionar algum botão, ela aparece e fica lá simplesmente aguardando.
6 - Cores, são as cores das mensagens.
Programas
Aqui vou deixar uns programas pra fazer Windowskin, e talvez, farei uma aula ensinando como cria-las!!
Programas úteis para se fazer uma boa windowskin:
Paint – Já vem no Windows.
PhotoFiltre – Programa muito útil para diversas coisas, desde fundos à bordas.
PhotoShop – Programa “mestre” para gráficos, mas eu prefiro os anteriores por serem mais simples.
Créditos
A mim, por ter feito o tutorial.
A alguém de que peguei a imagem de exemplo no google e coloquei os números.
E a vocês por terem lido, então até a próxima.