Sistema de Mira por Eventos
Por"Lu Rocha"
Descrição:
Só pra constar isso não é um sistema de tiro mas sim de mira.
O sistema é muito simples, usamos 2 eventos comuns, 2 eventos no mapa (podem se tornar 1 evento apenas caso una os 4 no mapa mas assim fica mais simples de entender) e 2 imagens (A mira e a mão do jogador, se quiser deixar só a mira tire o evento que move a mão)
Os 2 eventos são pequenos e fáceis de entender.
Todo mundo pode criar um desses, pela sua facilidade, porém ainda tem iniciantes ou pessoas que simplesmente não tiveram a idéia.
O sistema possui limitação da mira, ou seja, por mais que se pressione o botão "direita" por exemplo, a mira não irá sair do alcance da tela, ela permanecerá limitada ao alcance da visão do jogador não importa o tamanho ou tipo de mapa.
Por ser "exibir/mover imagem" não corre risco de travar ao tocar em um evento, ou não executar ação.
A movimentação é perfeita para todos os angulos não se limitando somente de tile a tile, mas sim movimentação de pixel a pixel.
Como usar?:
Bem, estou dando a mira, cabe a vocês utilizarem em seus projetos com criatividade.
Exemplo: Jogo de Tiro em Primeira Pessoa: A mira é movimentada através de 2 variáveis que armazenam valores de X e Y da tela. Configure condicionais para quando houver X e Y da posição do inmigo o tiro acertar por exemplo, caso não esteja na posição X,Y exata ou próxima errará o tiro.
Aconselho que o tiro seja por Imagens também, com prioridade abaixo da imagem da mira. Por isso mesmo a imagem da mão é "Imagem 10" e a mira é "imagem 9" na prioridade.
Engine:
Qualquer RPG Maker
Imagem:
Como usar:
Verifique os eventos na demo e reproduza no seu projeto.
Copie as imagens na pasta pictures ou crie as suas.
Se houver duvidas poste aqui que eu respondo.
Demo:
DOWNLOAD
Créditos e Agradecimentos:
LuRocha pela criação do Sistema.
Meu pai e minha mãe por terem me feito
Perguntas Frequentes:
Pergunta: No Xp o alcance da mira é pouco, porquê?
Resposta: Porque o XP possui uma tela maior, mas vc deve configurar o limite manualmente ao invés do limite ser para 544x416 faça apara 640x480
Outros Sistemas feitos por mim:
Sistema Duplo (Dano e HUD por Imagens)
HUD HP dos Inimigos em Batalha Por Eventos
Sistema de Dança Feets on Fire
Sistema de Luta Por Animations
Sistema Labirinto, Armadilhas e Alavancas
Sistema de Sorte (Jogo de Dados)
Tecla pressionada por determinado tempo ativa evento
Sistema de Horas e data por eventos
Aula Básica de Variáveis (In game)