Hoje vamos das vars
oquê são ? são variaveis
para que servem ? para uma ação ter diferentes resultados exemplo o valor do dano de um ataque sempre muda
rand
oque é ? é um método usado nas vars
exemplo:
var= rand(1) ifvar==0 $game_temp.message_text ="Sim" end ifvar==1 $game_temp.message_text ="não" end
Ai esta um pequeno exemplo de vars se a variavel == 0 , aparece uma mensagem de texto"sim" e se for 1"não", da para vazer diversas coisas com elas, trabalhar com elas em RGSS é quase igual a trabalhar com eventos, para que isso seja possivel copie este codigo e cole no evento "chamar script"
Comparadores algébricos
== | verifica se são iguais |
> | maior que |
< | menor que |
>= | maior ou igual |
<= | menor ou igual |
!= | diferente |
ai estão os comparadores algébricos, importantes para variavéis, exemplo:
def var_dano var= rand(500) ifvar>=375 $game_temp.message_text ="ataque bem sucedido" ifvar<225 $game_temp.message_text ="ataque mal sucedido" ifvar>=225 ifvar<375 $game_temp.message_text ="ataque +ou- sucedido" end endend
Vamos supor que tivesse um nível do ataque(bem sucedido, mal sucedido...)que aparece opôs o ataque na batalha se o ataque você maior de 375 é considerado bem sucedido, se é menor que 225 é considerado mal sucedido e maior que 225, mas, menor que 375 +ou- sucedido, por isso que usamos um if dentro do outro como se o segundo if você um "mas" exemplo:
if@command_window.active if@status_window==false @playtime_window.active end end
Se a janela de commandos estiver ativa mas a de status não a janela de tempo é ativada(lógico que isto é só um exemplo de que planeta a janela de commandos estiver ativa mas a de status não a janela de tempo é ativada :hahaha!: )
Agora vamos supor que estamos fazendo um jogo de tabuleiro.
var= rand(5)ifvar==0 $game_party.increase_steps =1#andar 1 passoendifvar==1 $game_party.increase_steps =2#andar 2 ' 'endifvar==2 $game_party.increase_steps =3#andar 3 ' 'endifvar==3 $game_party.increase_steps =4# ' ' 4 ' 'endifvar==4 $game_party.increase_steps =5# ' ' 5 ' 'endifvar==5 $game_party.increase_steps =6#...end
Acima um exemplo de como seria em um tabuleiro a var sorteada o é o tanto de passos que o personagem avança
Viu, como as vars são importantes nos scripts e nos eventos.