Eae galera, beleza?
Então, desenvolvi esse sistema bem básico, mas que provavelmente alguém não sabe. xD
Então, pra esse alguém, aqui vai o tutorial:
Introdução -
Esse sistema funciona assim:
Você define o nível do heroi em uma variável, e se o herói não estiver nesse nível, não acontece nada.
No tutorial, eu não botei nenhuma quest, mas dá pra por uma quest com certeza.
O que você vai precisar:
1 Variável
Conhecimento básico de eventos.
Só! xD
Garanto que em 2 passos vocês já saberam fazê-lo (Sério, 2 passos)!
Bem, vamos ao tutorial:
1º Passo - O NPC
Crie um NPC onde você quiser, e vamos configurá-lo
2º Passo - Arrumando os Eventos
Primeiro, crie a fala inicial da NPC, algo como:
"Olá!
Eu sou aquela que te dará o teste de segunda
classe, no nível 30.
Deixe-me verificar seu nível."
Com a fala inicial dela pronta, sua janela de eventos deverá ficar assim:
Agora, vamos para a segunda parte do segundo passo.
2º Passo pt. 2 - Arrumando os eventos
Agora temos que arrumar a variável.
Vá nos Comandos de Evento, e clique na opção "Opções de Variável" (Pág. 1, nº 17).
Configure desse jeito:
Individual - 0001: Nível Herói insira_nome_aqui
Primeiro, clique na setinha do lado, e uma janela chamada Varíaveis irá aparecer.
Lá estarão todas as variáveis do jogo, configure uma delas como Nível do Herói, e use essa.
Agora, voltando a configuração da variável:
Operação - Substituir
Operando -
Herói [001 - Ash] - [Nível]
No final, deve ficar assim:
Agora fica mais fácil, e vamos para a parte 3 do passo 2.
2º Passo pt. 3 - Arrumando os eventos
Vá nos comandos de eventos novamente e selecione Condições (pág. 1 nº 8), e arrume desse jeito:
Pág. 1
Variável [escolha a variável que você fez na parte anterior]
Constante [escolha o nível que você quer que o herói tenha para realizar a mudança de classe]
Marque Maior/Igual, e essa parte está pronta, e deve ficar assim:
Com a condição feita, estamos prontos para a quarta parte do segundo passo.
2º Passo pt. 4 - Arrumando os Eventos
Configure a condição assim agora:
Mostre uma mensagem de parabéns, no caso eu usei:
Parabéns! Você mudou de classe para
\C[3]Cavaleiro\C[0].
Continue assim, e um dia será um Chuck Norris
da vida!
Logo após isso, vá na pág. 3 de Comandos de Eventos e procure por Mudar Classe e arrume assim:
Personagem - [personagem que você quer mudar a classe]
Classe - [classe que você quer que ele tenha após o processo]
Deve ficar assim:
Agora temos que configurar a Switch Local pro cara não mudar de classe mais de uma vez!
Crie uma segunda página de evento, marque Switch Local A ON e crie um texto, como:
"Você já mudou de classe, o que quer aqui?"
Volte á primeira página e abra os Comandos de Eventos, procure Operação de Switch Local e marque:
Switch A
Operação ON
Deu, tá tudo praticamente pronto, agora configure a exceção e escreva uma mensagem como:
Volte quando estiver mais forte.
Ela será mostrada quando o cara não tiver o nível necessário para a mudança de classe.
Ficará assim quando estiver tudo pronto:
É isso galera, façam bom proveito do sistema!
Futuramente estarei postando como colocar uma quest no processo.
Não é grande coisa, é um sistema básico, mas que fiz com amor e carinho, e quis compartilhar com meus amiguinhos. :D
Meu primeiro tutorial, espero que gostem, dúvidas, críticas (preferência pelas construtivas. xDD), comentários, estou aqui. >:DDD
@edit
Caramba, alguém ta conseguindo ver as imagens? '-'
Juro que fiz tudo certo, mas não tão certo porque aqui deu errado. .-.
Vou anexar o projeto aqui proceis.
Na demo, o herói evolui no nível 30, a NPC de cabelo rosa oferece UP e a de cabelos marrons a mudança.
O herói vai de Aventureiro para Cavaleiro.
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