As compras feitas com o uso de celulares chegarão a US$ 1 trilhão em 2017, em todo o mundo, segundo uma pesquisa divulgada pela IDC na última quarta-feira (14). O estudo afirma que a maior parte do volume virá do comércio móvel, que inclui a compra de músicas e filmes consumidos nos próprios smartphones e tablets e as compras feitas no navegador dos aparelhos.
O IDC também prevê um crescimento rápido nas transações feitas pela tecnologia NFC –aparelhos equipados com um chip NFC podem trocar dados ao serem aproximados de outros celulares ou até mesmo de uma base em uma loja.
“Os pagamentos por proximidade vão crescer para se tornar a segunda maior categoria nos gastos feitos com celulares”, diz o comunicado divulgado pela empresa de consultoria. Segundo a pesquisa, os métodos de aproximação serão o segundo método de pagamento mais popular no mundo.
A previsão feita pelo estudo envolve a evolução do consumo pelos celulares de 2012 a 2017. “Existem incertezas substanciais na previsão, dependendo de as instituições financeiras, as operadores de telecomunicações e as lojas concordarem em padrões comuns de pagamentos”, ressalta o comunicado divulgado.