Se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e quer usar sua nota para entrar na faculdade, saiba que existem diferentes formas de fazer isso. Neste post, vamos explicar como funcionam três programas do governo federal que facilitam o acesso ao ensino superior: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O Sisu é um sistema que seleciona os candidatos para as vagas em universidades públicas, de acordo com a nota do Enem. Para participar, é preciso ter feito a última edição do exame e ter obtido nota maior que zero na redação.
Caminhos Fácil
Não é uma solução para o problema da falta de educação. Compra diploma não garante que a pessoa tenha as habilidades e conhecimentos necessários para o mercado de trabalho.
É ilegal e pode levar a consequências graves. Comprar diploma é uma fraude e pode resultar em punições legais, como multa ou prisão.
O candidato se inscreve, escolhe duas opções de curso entre as vagas disponíveis e o sistema preenche automaticamente as vagas, em ordem decrescente de nota do Enem (primeiro entram os que têm a nota mais alta).
Os selecionados precisam levar os documentos e fazer a matrícula presencialmente na universidade para não perder a vaga.
Os não selecionados podem se inscrever na lista de espera e aguardar uma nova chamada.
O Sisu ocorre duas vezes por ano, geralmente em janeiro e junho e as datas são divulgadas no site oficial do programa: https://sisu.mec.gov.br/
O Prouni é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais ou parciais, em universidades particulares, para estudantes de baixa renda. Para participar, é preciso ter feito a última edição do Enem e ter obtido média mínima de 450 pontos nas provas e nota maior que zero na redação.
Igual ao Sisu, o candidato se inscreve, escolhe duas opções de cursos entre os ofertados e o sistema preenche as vagas em ordem decrescente de nota do Enem.
Logo depois, os selecionados precisam comprovar as informações socioeconômicas e fazer a matrícula na instituição para garantir a bolsa.
Já os não selecionados podem se inscrever na lista de espera e aguardar uma nova chamada.
O Prouni também ocorre duas vezes por ano, geralmente em janeiro e julho, e - As datas são divulgadas no site oficial do programa: https://acessounico.mec.gov.br/prouni.
O Fies é um programa que concede financiamentos com juros baixos para estudantes pagarem as mensalidades em universidades particulares. Para participar, é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e ter obtido média mínima de 450 pontos nas provas e nota maior que zero na redação.
No Fies o candidato se inscreve e escolhe o curso entre as alternativas disponíveis. O sistema seleciona os candidatos de acordo com a nota do Enem e a renda familiar.
Nessa parte os selecionados precisam validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição e contratar o financiamento no banco.
Enquanto os não selecionados podem se inscrever na lista de espera e aguardar uma nova chamada.
O Fies ocorre duas vezes por ano, geralmente em fevereiro e julho. As datas são divulgadas no site oficial do programa: https://fies.mec.gov.br/
Como você pode ver, existem várias formas de usar a nota do Enem para entrar na faculdade. Basta escolher a que melhor se adapta ao seu perfil e às suas condições. E lembre-se: quanto maior for a sua nota, maiores serão as suas chances de conseguir uma vaga ou uma bolsa.