Siemens fecha contrato de automação de sistemas elétricos com a Elektro

24/02/2016 - Siemens fecha contrato de automação de sistemas elétricos com a Elektro
 
Fornecimento de sistema de self-healing semi-centralizado é um projeto pioneiro no país
Tecnologia monitora e atua nos religadores permitindo melhorar índices de qualidade de fornecimento
 
A Siemens firmou, em dezembro do ano passado, um contrato com a distribuidora de energia elétrica Elektro, para fornecer um modelo piloto da tecnologia de self-healing semi-centralizado, um sistema digital que monitora e atua nos religadores distribuídos em uma determinada zona de ação da concessionária. É uma das primeiras parcerias do tipo no Brasil.
O sistema de self-healing, programa piloto das empresas, consiste em, dado um defeito no ramal de distribuição de energia, isolar a falha e restabelecer a maior quantidade de consumidores possível através de manobras de religadores na rede aérea de distribuição – efetivamente reencaminhando a eletricidade por uma via alternativa para que as perdas sejam minimizadas, de forma remota e rápida.
“O sistema é chamado de semi-centralizado, pois a recomposição do sistema elétrico fica alocada no servidor que pode ser instalado na subestação de energia da região, sem a necessidade de um servidor geral”, explica Sergio Jacobsen, diretor da área de Smart Grids da Siemens. “Outro benefício desse sistema é a possibilidade da Elektro utilizar os controladores e religadores já existentes, não precisando substituir o material já utilizado. Assim, além de garantir a recomposição do sistema elétrico, é possível realizar uma operação automatizada dos religadores para prover uma operação segura do sistema”, complementa o especialista.
Com isso, o número de interrupções deve cair consideravelmente. Outro ponto positivo é o próprio valor do investimento – por se tratar de instalação de software especializado e tecnologia de monitoramento, o custo é muito inferior quando comparadas a outras soluções, que normalmente requerem compra de equipamentos e gastos logísticos.
“Soluções como esta são de extrema importância para o nosso negócio. Elas trazem resultados operacionais cada vez mais eficientes e sustentáveis”, afirma Jorge Aith, gerente de medição, perdas e tecnologia da Elektro.
Além de atender aos requisitos da ANEEL sobre indicadores coletivos para manter a qualidade na prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica, o sistema de self-healing desenvolvido pela Siemens em parceria com a Elektro apresenta uma funcionalidade adicional chamada gerenciamento local de sobrecarga do sistema – assim, além de garantir a recomposição do sistema elétrico em um intervalo de tempo mínimo, é possível realizar uma operação automatizada dos religadores para prover uma operação segura do sistema elétrico.
A Elektro é uma empresa de capital aberto com sede em Campinas/SP, que atende 228 cidades brasileiras, sendo 223 em São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. Com a ajuda da Siemens, a empresa já sai na frente na garantia de qualidade, aliando baixo custo a um retorno alto.
 
Sobre o Grupo Siemens no Brasil - A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas pelas divisões: Power and Gas; Wind Power and Renewables; Power Generation Services; Energy Management; Digital Factory; Mobility; Building Technologies; Healthcare; Process Industrial and Drives.  A empresa é líder no fornecimento de equipamentos médicos para diagnóstico por imagem, como tomógrafos computadorizados e ressonância magnética, bem como diagnóstico laboratorial. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com 12 fábricas e 7 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.
Sobre a Elektro - Reconhecida por 7 vezes nos últimos 9 anos como a Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do País, e por 5 vezes consecutivas como a melhor empresa para se trabalhar no Brasil, a Elektro é uma empresa do Grupo Iberdrola, 5º maior grupo de energia do mundo. Com atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul, a Elektro atende mais de 2,5 milhões de clientes, cerca de 6 milhões de pessoas.
Contato para imprensa:

S2Publicom

Banner
Banner
Banner

Site Login