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Tutorial 17 – Oficial – Utilizando o Terrain Texture Builder

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    19 de setembro de 2012 20:56:35 ART

    TUTORIAL 17 - UTILIZANDO O TERRAIN TEXTURE BUILDER

     

            Neste tutorial aprenderemos como utilizar o “Terrain Texture Builder” que acompanha o 3D Game Builder 1.3.

          O Terrain Texture Builder consiste em uma ferramenta para criação de texturas para terrenos, com ele é possível criar uma textura para um determinado terreno definindo como será o terreno em determinadas elevações e depressões, o que ajuda a dar um maior grau de realismo ao ambiente.

    Para executar o Terrain Texture Builder acesse o menu “Ferramentas -> Terrain Texture Builder”, a seguinte tela será exibida:

          Para utilizá-lo, primeiramente é necessário criar um novo projeto, para isso acesse o menu “Arquivo -> Novo Projeto”, agora é possível selecionar o heightmap que será usado como base para o terreno e as texturas que formaram a textura para o terreno.

          Primeiramente vamos selecionar o Heightmap, clique sobre a área destinada ao heightmap e selecione a imagem .bmp do heightmap, você pode utilizar a seguinte imagem:

          Ou então criar o seu próprio heightmap utilizando o “Photoshop” ou outra ferramenta de edição de imagens. Para criar o Heightmap no Photoshop crie uma nova imagem com o tamanho de 128 x 128 ou 256 x 256 ou 512 x 512 ou qualquer outro tamanho multiplo, em seguida selecione como cor primária a cor preta e como cor secundaria a cor branca e aplique o efeito “Difference Clouds”, caso não tenha gostado do resultado aplique o efeito novamente, em seguida aplique duas ou três vezes o efeito “Blur More” para diminuir a variação brusca de tonalidades. Ou caso deseje criar um terreno especifico desenhe-o manualmente para obter um melhor resultado.

          Após selecionar a imagem é necessário escolher as texturas que serão utilizadas para a formação da textura do terreno, eu selecionei as seguintes imagens:

     

          Agora basta selecionar-las no Terrain Texture Builder, a ordem das texturas é a seguinte:

          Após selecionar as 5 texturas que formaram a textura do terreno é necessário definir o tamanho da textura que será gerada, para isso altere a propriedade “Size”, o tamanho depende do tamanho do seu mapa, quanto maior melhor será a qualidade, mas também resultara em um arquivo maior e conseqüentemente o jogo exigira mais memória o poder de processamento quando executado, por exemplo, um tamanho de 2048 resulta em um arquivo BMP de 12 MB, é possível converte-lo para JPG para diminuir o seu tamanho, mas mesmo assim exigira mais poder de processamento posterior.

          Para este tutorial vamos usar o tamanho de 2048, clicando em Gerar será gerado a sua textura, em seguida você poderá salva-la onde desejar. A textura deve ter ficado como essa (é claro que em uma tamanho enorme):

          Agora ainda podemos salvar o projeto, acesse o menu “Arquivo -> Salvar Projeto” e escolha o local para salva-lo. Com o projeto salvo é possível abrir ele novamente e todas as texturas e o heightmap já estarão importadas, facilitando a criação de novos terrenos.

          Após concluir a textura vamos importá-la para o 3D Game Builder, o processo é o mesmo mostrado no Tutorial 09, primeiro crie um novo material com a textura criada pelo Terrain Texture Builder, em seguida crie um novo HeightMap, na imagem selecione o mesmo heightmap usado para a formação do terreno e no material selecione o material que você acabou de criar com a textura gerada. Altere a propriedade “Inifinite Warp” para False, a propriedade “Pitch Angle” para 90, e por ultimo e mais importante, mude a propriedade “TilePerTexture” para 16, isso fará com que o terreno seja formado por apenas uma textura, salve o heightmap e adicione-o ao mapa e você verá o resultado.

          É possível criar texturas para terrenos de alta qualidade, tudo depende da qualidade das texturas usadas como base para a formação da textura.

     

     

    Créditos: Retirado do Site Oficial: http://www.3dgamebuilder.com.br