O Moto E, novo smartphone de entrada da Motorola, tenta colocar em um pacote mais barato tudo o que vem dando certo desde o lançamento do Moto X. Porém, com o bom Razr D3 ainda à venda no mercado, a comparação é inevitável antes de decidir pela compra. Se você está em busca de um dos smartphones, confira abaixo o aparelho que mais merece seu investimento.
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Desempenho: Moto E
Ambos os aparelhos trazem consigo processadores dual-core, mas o modelo encontrado no Moto E é mais recente e, notadamente, mais eficaz – o Snapdragon 200, da Qualcomm. O Razr D3 vem equipado com um chip de baixo custo, fabricado pela Mediatek, lançado há um ano.
Em termos de memória, há empate. Os dois dispositivos vêm com 1 GB de RAM, 4 GB de armazenamento e entrada para cartão microSD de até 32 GB.
Bateria: Empate
Uma vantagem de aparelhos com hardware mais modesto é o baixo consumo de energia. Nesse sentido, os dois oferecem, de acordo com a fabricante, um dia inteiro de bateria – isso apesar do Razr D3 ter uma duração ligeiramente maior.
Parte do desempenho do Moto E se deve à otimização do Android 4.4, que permite uma boa autonomia mesmo com uma tela maior e de maior resolução. Em resumo, bateria não é problema para ambos.
Tela: Moto E
Nesse quesito, o Razr D3 não consegue competir com o Moto E. O smart mais recente da Motorola traz uma tela 0,3 polegadas maior e com imagens mais agradáveis graças aos 156 pixels por polegada, em uma área de 540 x 960 pixels.
Dimensões: Razr D3
O Razr D3 é certamente mais compacto. Medindo 119.3 x 59.8 x 9.8 mm, suas dimensões são todas menores que as do Moto E, que somam 5 mm a mais na altura e largura, além de 2,5 mm a mais na espessura. O Razr também é 22 g mais leve – são 120 g contra 142 g.
Design: Empate
Moto E e Razr D3 usam plástico na construção, e seu design não salta aos olhos de maneira alguma. Portanto, a aparência se trata mais de uma questão de gosto do que necessariamente qualidade no projeto dos aparelhos. Pode-se dizer, porém, que o Moto E leva pouca vantagem por seguir o padrão mais moderno da linha, inaugurado com o Moto X, mas não chega a ser um diferencial.