Desde 2009, a Samsung deu uma guinada em seus investimentos em pesquisas e inovações. O resultado real disso são smartphones diferenciados, como o Samsung Galaxy Note Edge, e sua tecnologia de telas flexíveis, que em breve estará no mercado.
Esse crescimento pode ser visto no novo relatório da Strategy&, que apresenta em rankings as empresas que mais investem nas pesquisas. Em 2009, a fabricante sul-coreana estava em 13° lugar, com um orçamento de US$ 6,4 bilhões na área. Já neste ano, o pulo bateu os US$ 13,4 bilhões, a deixando em primeiro lugar entre as companhias de tecnologia — perdendo apenas para a Volkswagen no ranking geral.
A medição é feita por meio de uma análise comercial, mensurando os mecanismos desenvolvidos e as novas formas de implementação feitos por alguma empresa.
O top 5 do ranking ainda traz a Intel, em terceiro lugar com US$ 10,6 bilhões, e a Microsoft, em quarto lugar com US$ 10,4 bilhões. Outras companhias de tecnologia presentes são: Google (9° lugar, US$ 8 bilhões), Amazon (14°, US$ 6,6 bilhões), IBM (18°, US$ 6,2 bilhões) e Cisco (20°, US$ 5,9 bilhões).
Os rankings são computados desde 2005, e você pode conferir o resultado dos anos anteriores neste link.
Um dos tópicos interessantes trazidos pela Strategy& é a abstenção de uma das maiores fabricantes do mundo, a Apple. Isso significa que seu investimento em pesquisa e inovação foi muito inferior quando comparado com as outras companhias do ranking.