Essa semana, três funcionários da Google responsáveis pelo novo aplicativo Inbox responderam perguntas de usuários em um tópico estilo “pergunte-me qualquer coisa” do Reddit. Entre as novidades que acabaram escapando, existe um plano bastante ambicioso para o futuro do Inbox.
Quando perguntado sobre o Inbox futuramente substituir o Gmail, Jason Cornwell, líder da equipe de design do Inbox, respondeu que “A curto prazo, não. Mas a longo prazo, nós esperamos que sim. O Inbox é algo novo e é por isso que o estamos lançando como um produto separado. Nós nos importamos bastante com o Gmail e com os usuários do serviço, mas a longo prazo, conforme adicionarmos mais funções ao Inbox e respondermos o feedback dos usuários, nós esperamos que todo mundo prefira usar o Inbox no lugar no Gmail. Porém, no final das contas, quem decide é o usuário.”
O designer também explicou que as funções do Inbox não poderiam ser simplesmente adicionadas ao Gmail, pois a maneira com que as pessoas usam emails mudou muito desde que eles lançaram o serviço. Além disso, incluir essas funções não resolveria os problemas que o Gmail tem hoje. Eles precisavam começar do zero para construir uma ferramenta que oferecesse controle total ao usuário.
Entre algumas das funções que em breve devem chegar ao Inbox, estão: cancelar envio, personalizar o tempo de soneca, caixa de entrada integrada para gerenciar vários emails, adicionar assinaturas, de mudar a notificação sonora do aplicativo e integração com o Drive, que foi adicionada ao Gmail essa semana.
Atualmente, o Inbox ainda está na fase de testes, e o usuário precisa receber convite para experimentar o novo serviço. Esperamos que, quando ele finalmente for disponibilizado para todo mundo, a empresa realmente deixe os usuários decidirem sobre o futuro dele e do Gmail. Os órfãos do Google Reader não aguentariam outro serviço amado indo para o limbo sem muita explicação.