Positivo Informática revelou o relatório fiscal do terceiro trimestre deste ano. E depois de um período atrás da Lenovo no mercado, a fabricante brasileira voltou a ser a líder no segmento de computadores. Somente no terceiro trimestre, a empresa vendeu um total de 665,6 mil computadores — entre aparelhos portáteis ou desktop — e tablets. Esse número é referente às marcas Positivo e Positivo BGH — marca com que ela atua na Argentina.
Segundo a própria empresa, neste período foi analisado um “aumento da demanda dos consumidores por dispositivos de hardware, após um primeiro semestre lento em razão da Copa do Mundo, que desviou o foco das redes para a venda de TVs”. Para este final de ano, a Positivo Informática ainda espera avanços nas prateleiras — sendo que isso também é esperado para os smartphones da companhia.
É válido mencionar também a distribuição dos mais de 660 mil computadores vendidos no trimestre. Foram 416,9 mil aparelhos distribuídos no varejo, 183,8 mil levados para diversos setores do governo e 64,9 mil entregues para o mercado corporativo. Esses resultados levaram a Positivo não apenas à liderança, mas também a um bom relacionamento com investidores.
Durante o trimestre, a receita bruta foi de R$ 595,3 milhões no 3T14, enquanto a receita líquida foi de R$ 534,3 milhões — gerando um lucro líquido de R$ 13,5 milhões. Vale lembrar que no mesmo período, em 2013, a Positivo Informática teve prejuízos de R$ 18,9 milhões. Com todos esses números, a Positivo Informática volta ao topo do mercado varejista e espera bons resultados no período do Natal.
No quarto trimestre de 2004, a Positivo Informática atingiu a liderança do mercado pela primeira vez. Na época, o número de unidades vendidas foi de 50 mil — o que parece pouco para o mercado atual, mas que foi um marco para a Positivo. Agora em 2014, no ano em que a empresa comemora seu 25º aniversário, ela também chega ao décimo ano de liderança no segmento.
Hélio Rotemberg, CEO da Positivo, a explicação está no conceito da própria empresa. “A principal proposta de valor da marca Positivo, que nos levou ao topo do mercado de PCs, é ser a melhor opção para o consumidor da classe média brasileira. É o que estamos propondo para smartphones e tablets também.”.