Não é de hoje que a gigante das buscas possui seu próprio setor de comércio eletrônico, o Google Shopping. No entanto, embora ele permita que você compre produtos pela internet de alguns varejistas usando sua conta da Google Wallet, seria difícil dizer que o mecanismo atual da empresa pode ser considerado um rival a altura para competidores como aAmazon. Segundo uma reportagem do Wall Street Journal, isso pode estar prestes a mudar.
Agora, a empresa de Mountain View parece ter planos para entrar de vez na disputa com a criação de seu próprio botão de “compre agora”, permitindo que o público tivesse acesso facilitado à aquisição de produtos diretamente a partir da página de buscas do Google. Isso não significaria que a gigante das buscas abriria seus próprios armazéns, no entanto, já que as vendas continuariam sendo feitas por sites de outras companhias.
Além do novo botão, a estratégia da Google parece envolver também a criação de um plano similar ao Amazon Prime, em que varejistas selecionados ofereceriam envio de produtos dentro de dois dias em troca de uma assinatura anual. De acordo com o Wall Street Journal, não há confirmação de que qualquer uma dessas ideias está avançando no momento, ainda que façam muito sentido com base no posicionamento atual da empresa.
Segundo dados da consultoria Forrester, 39% dos compradores da internet residentes nos Estados Unidos no último trimestre começaram suas buscas diretamente no site da Amazon, enquanto somente 11% fizeram isso em mecanismos de busca como o Google. Por esse motivo, desenvolver métodos para permitir que o público pesquise e compre mais facilmente poder ser algo eficiente para tirar um pouco desse mercado das mãos da gigante das vendas.