Usuários que exploram os limites de um ou outro software são acometidos por um problema: o sistema, depois de ser testado por uma enxurrada de aplicativos, pode começar a apresentar falhas. Se isso não acontece, apps podem fazer com que propagandas pipoquem pela tela dos aparelhos. A instalação de programas sem a leitura dos termos de uso, por exemplo, faz até mesmo com que ferramentas extras sejam adicionadas ao OS.
Há, é claro, uma solução bastante prática: basta desinstalar o aplicativo. Mas esta ação pode nem sempre resolver o erro. Ou pior: a extensão responsável pelo problema por vezes é sequer identificada. A falha está sendo causada por um app de terceiro ou o sistema Android é que foi comprometido?
Uma das formas de se descobrir esta resposta é ativando o “Modo de segurança”. Fazer isso em celulares que executam o sistema operacional daGoogle é bastante fácil e não exige a instalação de extensão alguma. Veja duas das mais fáceis maneiras de iniciar seu aparelho.
As dicas a seguir podem ser executadas em diversas versões do Android. As fabricantes que contam com aparelhos compatíveis aos comandos listados são: Sony, LG, HTC, Motorola, Huawei e Nexus.
O Modo de segurança pode ser ativado no momento em que você estiver desligando seu aparelho. Pressione o botão que encerra seu gadget – como se você fosse de fato desligá-lo. Uma tela com as opções “Desligar”, “Reiniciar” e “Ligar Modo avião” deverá aparecer. Segure por alguns segundos o botão “Desligar” e pronto. A mensagem de reinicialização no Modo de segurança logo irá aparecer.
Outra forma de ativar o Modo de segurança sem grandes dificuldades é executar a seguinte ação enquanto seu celular é ligado: no momento em que o símbolo da fabricante de seu aparelho aparecer, mantenha o botão que abaixa o volume de mídias pressionado. Seu gadget irá iniciar automaticamente em Modo de segurança. Para que o modo padrão seja restaurado, basta reiniciar seu celular.
O Modo de segurança desativa todos os aplicativos de terceiros instalados. Significa que os problemas causados pela execução de um app de segundo plano não deverão mais ser notados. Assim, o gerenciamento de softwares problemáticos pode ser facilmente feito.
Vale observar que, em determinados aparelhos, a combinação de teclas para a ativação do Modo de segurança pode variar – isso pode também acontecer em sistemas com versões Android desatualizadas. Desinstale extensões problemáticas nesta forma alternativa de inicialização e restaure o modo padrão do telefone reiniciando seu celular.