A montadora Volvo trouxe, no início de dezembro, seu projeto de carro autônomo ao Brasil. Batizado de "Drive Me", o programa prevê 100 veículos do tipo rodando com consumidores até 2017, em Gotemburgo, na Suécia.
“Com o carro autônomo o motorista terá a liberdade de decidir se quer dirigir ou fazer outra coisa neste tempo atrás do volante, como acessar a internet ou responder mensagens no celular, com toda a segurança possível”, defende Jorge Mussi, diretor responsável pelos testes no país.
No vídeo divulgado pela Volvo Brasil, Mussi explica como funciona o sistema. Para que o carro assuma o controle, basta apertar um botão localizado no veículo e assim, os freios, acelerador, direção são coordenados automaticamente. Além disso, um conjunte de sensores e radares monitora o ambiente ao redor do veículo para saber qual a melhor decisão a ser tomada.
A Volvo afirma ainda que o carro autonônomo oferece benefícios de economia e melhoria ao meio ambiente, já que o veículo acelera somente quando necessário, diminuindo a emissão de gases poluentes.
Por enquanto, o primeiro protótipo da marca ainda depende da supervisão do motorista, porém, a ideia é que a versão final possa funcionar de modo 100% autonômo.
Confira o vídeo com os testes:
https://www.youtube.com/watch?v=jh4bWUOxfPA