A obra da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, anunciada no início da década passada e ainda inacabada, está envolvida em mais uma polêmica. Parcialmente paralisada, a entrega das últimas estações, que já foi prometida para várias datas, deve ocorrer apenas em 2018.
O início da obra foi no primeiro semestre de 2004. Em quase 11 anos, muita coisa mudou no Brasil e no mundo. Veja qual era o cenário no ano em que foi dado o “pontapé” inicial das obras eternas da Linha 4
Por meio de nota enviada ao Terra, o Metrô esclarece que a Linha 4-Amarela é uma linha construída em duas fases e que a primeira delas começou a operar em 2010. Confira a íntegra da nota:
"Ao comparar a implantação da Linha 4-Amarela de metrô com os fatos ocorridos no mundo desde 2004, o Portal Terra simplesmente esquece de mencionar que trata-se de uma linha construída em duas fases. A primeira, de Luz a Butantã, que foi iniciada em 2004 e começou a operar em 2010, já transportou mais de 600 milhões de pessoas desde então. Já são quase cinco anos operando sete estações em 9 km de extensão, transportando cerca de 700 mil pessoas todos os dias, que é equivalente a quase o total transportado por todo o metrô do Rio de Janeiro. Só para se ter uma idéia, somente a primeira fase da Linha 4-Amarela já é maior do que todo o metrô da Bahia, que tem 7,3 km e cinco estações. Já as obras da segunda fase foram iniciadas em 2012, compreendendo as estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie e Fradique Coutinho, que foi aberta em 2014."