Forums » Notícias e Acontecimentos

Mulheres relatam histórias de violência e luta

  • 8 de março de 2015 11:46:43 ART

    Há 40 anos, a ONU definiu o 8 de março como Dia Internacional da Mulher. A data celebra a luta por direitos conquistados, mas lembra o caminho a ser percorrido. O G1 mostra a história de três mulheres que sofreram violência e de três que dedicam as carreiras para mudar essa realidade.

     

     

     

     

    Rosa*

    Quando era caloura de medicina da USP, em 2011, Rosa* foi encontrada desacordada em uma festa universitária. Ela tinha 20 anos à época. Dias depois, testemunhas lhe contaram que um homem foi flagrado com ela, e ela então percebeu que havia sido vítima de violência sexual em estado vulnerável. Até hoje o inquérito do caso não foi concluído.O que eu penso é que não tenho que ter vergonha do que aconteceu comigo. Eu não tive culpa nenhuma e se a exposição [do caso] ajudar a dar visibilidade ao assunto, eu tenho que fazer isso mesmoDesde então, ela ajudou a formar o Coletivo Geni, de mulheres da medicina da USP, e foi uma das poucas vítimas de violência na universidade a falar publicamente sobre seu caso. A pressão a levou a trancar o curso por um semestre, mas ela, atualmente com 24 anos, retomou as aulas e pretende se formar em meados de 2017.

    *O nome foi trocado para preservar a identidade da entrevistada

    O que fazer em casos de:

    Estupro

    • Não tome banho ou troque de roupa antes de passar por um exame médico

    • Disque 180 para obter orientações (a ligação é gratuita e anônima)

    • Vá à unidade de saúde de emergência mais próxima para o exame e para tomar a pílula do dia seguinte e medicamentos de prevenção de doenças)

    • Exija uma cópia do laudo médico que comprova o estupro; ele serve como prova judicial

    • Peça que uma pessoa de confiança te acompanhe até a Delegacia da Mulher mais próxima



    • Registre um boletim de ocorrência de estupro, é a única maneira para que o crime seja investigado

    • 29 posts
    2 de abril de 2015 16:37:40 ART
    show