13 de maio de 2015 15:04:44 ART
Sistema de tiro com munição
Autor: Dr. Resource, ou seja EU!
Facilidade de uso: Muito fácil!
Download:Clique Aqui!
Imagens:
Imperceptível, porque não sou rápido o suficiente pra pegar a imagem na hora que o tiro é dado! :=|:
Como fazer passo a passo:
1-Vamos começar, você primeiro deve pegar um charset de alguém andando com arma na mão para definir como personagem principal.
2-Agora vá em Common events e faça um novo evento em processo paralelo.
3-Clique em enter password, crie uma variavel chamada tiro para ser armazenada o n°, em input passable key defina o botão espaço(n° 5) e clique em enter.
4-Agora crie uma fork opt, crie uma switch chamada sem balas e coloque na fork se essa switch estiver ativa, (lembre-se de deixar else case marcada) , agora clique em OK.
5-Agora faremos a condição quando a switch sem balas estiver ativa: vá em play SE e escolha um som que aparente ser aquele som de "clique" que se ouve quando esta sem balas!
6-Va em else case e coloque quatro forks que serão se a variavel tiro for 5, em cada uma você coloca outra fork que é se o herói estiver olhando para cima, baixo, direita e esquerda e dentro de cada coloque a animação de tiro da direção, (tiro para cima,tiro para baixo...) depois coloque uma change variable que é balas+1 e depois de uma outra change variable que sera tiro set0 (faça isso para cada direção) Então de uma espera de quanto tempo achar necessário para poder dar o próximo disparo!
7-Agora vá no mapa e crie um evento chamado monstro com um grafico de monstro qualquer. (de para ele a função para ele te perseguir e atacar você)
8-Crie um evento com grafico transparente em processo paralelo, então crie quatro variaveis: HeroX, HeroY, MonstroX e MonstroY, faça uma change variable para cada que será HeroX-> set Hero Xpos, HeroY-> set Hero Ypos, MonstroX-> set Monstro Xpos e MonstroY-> set Monstro Ypos.
9-(Essa parte é um pouco longa!) Crie outro evento em processo paralelo, então coloque uma fork que será se a switch sem balas estiver on (com else case!) Em else case faremos novamente quatro fork que serão se a variavel tiro for 5 e dentro de cada Fork coloque outra fork que será as direções, e dentro coloque as seguintes coordenadas:
Right-Coloque uma fork que é se variavel
HeroY for igual a
MonstroY e dentro dessa fork coloque outra fork que é se variavel
MonstroX for
maior que
HeroX, e dentro dessa fork coloque um flash event que será o monstro (coloque a cor vermelha!) e de uma change variable, crie uma variável chamada MonsterHP e coloque em +1.
Left-Coloque uma fork que é se variavel
HeroY for igual a
MonstroY e dentro dessa fork coloque outra fork que é se variavel
MonstroX for
menor que
HeroX, e dentro dessa fork coloque um flash event que será o monstro (coloque a cor vermelha!) e de uma change variable, crie uma variável chamada MonsterHP e coloque em +1.
Up-Coloque uma fork que é se variavel
HeroX for igual a
MonstroX e dentro dessa fork coloque outra fork que é se variavel
MonstroY for
menor que
HeroY, e dentro dessa fork coloque um flash event que será o monstro (coloque a cor vermelha!) e de uma change variable, crie uma variável chamada MonsterHP e coloque em +1.
Down-Coloque uma fork que é se variavel
HeroX for igual a
MonstroX e dentro dessa fork coloque outra fork que é se variavel
MonstroY for
maior que
HeroY, e dentro dessa fork coloque um flash
event que será o monstro (coloque a cor vermelha!) e de uma change variable, crie uma variável chamada MonsterHP e coloque em +1.
10-Agora crie um novo evento em processo paralelo e nele coloque uma fork que é se variavel balas for 10 (ou o n° que achar necessario para ser o limite de balas!) então nessa fork de um change switch ON que será aquela switch sem balas.
11-E por ultimo abra o evento que é o monstro e crie uma segunda pagina que será quando a variavel MonsterHP for 10 (ou o n° que achar necessário para a vida do inimigo!)
[spoiler=Façam bom uso do tuto:]
-O tuto foi criado por mim e somente eu poderei divulga-lo!
-Lembrem-se de dar credito caso use o sistema em seu jogo![/spoiler]
[move]
Talvez eu faça outro tuto ensinando como fazer a munição, mas isso é muito facil![/move]
Então para finalizar eu vou colocar um bonus em anexo!!