Forums » RPG MAKER 2K e 2003

[Rm2k/2k3] Plataforma tipo mario

• 683 posts
    13 de maio de 2015 16:25:58 ART

Plataforma tipo mario - por eventos

Não precisa de RTP

TAGs: Mario, Plataforma, Aventura, pular, ação, mario em rpg maker,
    Platform, Adventure, Jump Game, action, mario in rpg maker

Criador: TanatosMaker
    Nível: Avançado
    Plataformas possíveis: RpgMaker2000, RpgMaker2003 e RpgMakerXP.
    Fonte: http://tanatosmaker....orma-tipo-mario

Este é um sistema básico feito para quem não quer ter muito trabalho na criação e adaptação, o sistema é totalmente feito por eventos, um sistema perfeito desses é totalmente feito por Pictures\Váriaveis.
    A jogabilidade para muitos pode paracer PERFEITA, mas não é, no mínimo é funcional, este não é aquele mesmo sistema antigo que eu tinha feito por eventos com video no Youtube este é bem mais simples e com o mesmo potencial.

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

FAQ - Perguntas frequentes:

Q é questão e R resposta do TanatosMaker.

Q: Por que o sistema está todo em inglês?
    R: É um habito meu...

Q: Aposto que nem é seu, você deve ter plagiado de algum americano!
    R: Eu não ligo a mínima pra que um zé que nem você pensa...

Q: Cadê a versão pra RmXP?
    R: Eu não fiz, mas ela é bem simples, se você tiver já alguma experiência com Eventos basta recriar o sistema todo no RmXP.

Q: Num dá pra vc faze pra minsinho plz?
    R: Larga mão de ser móle, eu já fiz o sistema agora faça você alguma coisa.

Q: Faz um personagem pra mim com este sistema?
    R: Não...

Q: Por que não serve pra RmVX?
    R: RMVX não tem ID de terreno de mapa, então é impossível programar os movimentos de plataforma igual ao Rm2k/RMXP.

Q: Num consigo matar os inimigos, o que faço?
    R: Isso é um sistema de ação para jogos estilo mario e não um sistema de batalha, se quiser que ele mate ou lute contra inimigos aprenda a usar o rpgmaker e programe você mesmo um desses.

Q: Num tem como faze pra min plz eu dou 100 de cred+++?
    R: Sei... Você tem conta no PayPal? Me deposite 40 reais ou 20 euros que eu faço...
    R Verdadeira: Não, se eu for fazer será para uma atualização deste mesmo sistema.

Q: Como altero os gráficos?
    R: Use o template.

Q: Como adiciono mais heróis ao sistema?
    R: Leia a tutorial...

Q: Planeja fazer algum jogo com isso?
    R: Sim, gostaria muito de refazer o Alex contra Sr.Lich com um enredo totalmente novo.

Tutorial de uso do sistema:

Eventos Comuns:

0001: Terrain and block-up
    Este sistema serve para simplismente impedir que o jogador use a tecla CIMA\UP e vereficar a coordenada e a ID de terreno logo abaixo do mesmo.

0002:Dir and Mov-Ev
    Este é o sistma de grávidade, não altere nada nele para não bugar o sistema.

0003: Char(Frames)
    Este é o sistema que altera os gráficos do jogador conforme o movimento do mesmo, para se guiar e adicionar mais personagens basta seguir os "Comments" e copiar a função "Set Hero's Walk Graphics" e selecionando o heroi e seu gráfico respctivo ao movimento dito no comment.

0004: Jump
    Este sistema simplismente cria o pulo desativando momentaneamente o sistema de grávidade, para alterar a quantidade de tiles que o jogador deve avançar quando pular basta alterar a váriavel 16(Max-TileJump).
    Assim você pode definir o limite de pulo pelo herói escolhido ou pelo nível do personagem etc, vai da tua imaginação.

0006:{Wait}
    Este é simplismente um Wait Global para o sistema de grávidade e de pulo, se alterar o valor aqui já altera o sistema todo, não é necessário mexer nisso.

Eventos de mapa:

0001:Block Up-Key
    Este evento tem 3 funções importantes, uma é ativar o sistema de plataforma, desabilitar o menu do jogo de rpgmaker e bloquear a tecla Cima\UP(Subir).

O Template:
    Caso você decida usar de 1 a 2 personagens no jogo pode usar o sistema já pronto, editando os gráficos "Char-Player1Advnt-A" e "Char-Player2Advnt-A", se tiver dificuldades para editalos use as templates que vem junto da Engine, para entendelá basta ver a imagem explicativa que também vem junto da engine.

Imagem Postada

Download

Para rodar a Engine entre acesse este link:
    http://tanatosmaker....rpgmaker-t9.htm