Nome do Sistema: [DynRPG] Text Plugin
Criador: Kazezui
Para: RPG Maker 2003
Nível: Humano
Créditos: Todos ao Cherry e ao Kazezui.
Download dos arquivos: DynRPGMaker e Text Plugin
Introdução
Olá pessoal, hoje eu venho postar mais algo sobre o DynRPG. Dessa vez é o plugin de texto dinâmico, que permite mostrar textos em qualquer parte da tela.
Sistema
Passo 1 - Aplicando o patch e o plug-in.
A primeira coisa a se fazer é baixar o patch e o Mini Map plug-in(no início do tópico), após baixados, execute o DynRPG. Ele vai pedir para você selecionar o RPG_RT do seu jogo, faça isso(recomendo um backup antes). Feito isso, vá na pasta do plug-in, e copie a dll DynTextPlugin para uma pasta chamada DynPlug-ins, na pasta do seu jogo(onde fica o RPG_RT).
PS:Se outros patches estiverem aplicados, pode não funcionar ou eles serem removidos. Por isso, faça o Backup!
O que nós fizemos?
Aplicamos o patch ao seu jogo. Agora ele terá suporte a algumas dlls, entre elas, o DynText!
Passo 2 - Configurando a picture do texto
Pois é, agora nós teremos que configurar a picture usada para mostrar o texto. Na pasta do seu projeto, existe um arquivo chamado DynRPG.ini, dentro desse arquivo, coloque isso aqui:
[DynTextPlugin]PictureID=1
Ok, agora nós setamos a picture do texto para a picture de nº 1. Você pode alterar isso como quiser, mas lembre-se dos layers das pictures!
Passo 3 - Conhecendo os comandos.
Passo 4 - Explicações e Usos
@write_text "MeuTexto", 10, 10, "Alo Mundo", 0
Bom, eu peguei exemplo clássico do Alo Mundo. Como vocês viram, eu usei o comando @write_text, e como tag eu usei MeuTexto. A tag do texto é muito importante, pois ela identifica o texto. No caso, se você quiser, por exemplo, mover o texto para outra posição, terá que usar a Tag. Exemplo:
@change_position "MeuTexto", V1, V2
Nesse caso, nós movemos o texto para as posições indicadas pelas variáveis 1 e 2. Para excluir um texto da tela também é preciso que você use a tag do texto. Exemplo:
@remove_text "MeuTexto", end
Quanto às cores do texto, elas funcionam de acordo com o system usado(veja isso aqui).
Nós ainda temos uma lista de comandos especiais a serem usados:
Exemplo:
@write_text "Herói", 160, 120, "\n[\v[20]]", 0
Nesse exemplo, nós temos o nome do herói com o mesmo ID do valor da variável 20 mostrado na tela(coord. 160, 120). No caso, se quisermos acrescentar embaixo desse texto o rank do herói em questão, faremos assim:
@append_line "Herói", "\N[\v[20]]", end
Agora, nós temos o nome do herói e o rank dele. Seguindo esses exemplos, é possível fazer muita coisa. Espero que tenham gostado.
Final
Bom pessoal acabamos. Eu, particularmente gosto muito desse plugin, pois com ele é possível fazer várias coisas(Desde menus personalizados até mostrar danos em um ABS). Foi bom estar aqui novamente, e obrigado a todos.
PS: Demo do Kazezui incluída no download do plug-in.
See You Later...