Tutorial sobre a Criação de um Banco Monetário
(Modo avançado)
Por Joao Neto
Um sistema de banco, para ser criado no RpgMaker, não é um bicho de sete cabeças, porém são necessários alguns conhecimentos básicos como:
Fork Conditions
Variables (incluíndo calculos matemáticos)
Input number
Se você não sabe trabalhar com estes tipos de eventos, procure aprende-los, para que seu banco funcione perfeitamente. Vamos lá !!!
Em primeiro lugar... para que serve um banco num RPG? Muitas vezes os heróis precisam realmente guardar um pouco do dinheiro que arrecadam... esse sistema que eu apresento aqui serve para que os heróis guardem seu dinheiro, e depois possam voltar ao banco e pega-lo.
Primeiramente: este sistema funciona com perfeição, porém como vamos trabalhar com comparação de valores, o RpgMaker não permite que uma variável seja zero. Então vai acontecer o seguinte: Seu banco não vai permitir que você deposite todo o dinheiro dos heróis ( se você tiver 100G, ele vai deixar que você deposite apenas 99). E se você for retirar todo o dinheiro do banco, ele também não vai deixar( porque aí a variável que conta o dinheiro cai para zero. Pelo menos 1G tem que ficar no banco.). Então vamos enganar o banco, para que ele devolva todo o dinheiro e aceite depositarmos todo o dinheiro dos heróis. Para isso usaremos variables com soma e subtração de valores, antes e depois das ações do banco.
Então vamos começar. Crie um evento que será o banqueiro ou a menina do caixa(o banco é seu, você é quem sabe).
Neste evento vamos gerar oito( 8 ) variables.
(siga os nomes, para que você não se confunda)
(Dinheiro Herói)set, Money
(Deposito)set, 0
(Deposito)+, 1
(Deposito)-, 1
(saque)set, 0
(saque)+, 1
(saque)-, 1
(Dinheiro do banco)set, 0
A variable dinheiro herói irá mostrar ao evento quanto de dinheiro que o herói tem. A Depósito e a saque serão usadas para colocar os valores correspondentes aos seus nomes, as deposito e saque mais e menos um serão as variáveis que enganarão o banco, e a Dinheiro do banco irá guardar a quantidade de dinheiro que você depositou.
Agora siga os seguintes passos:
Coloque uma mensagem assim:
Você tem /v[nº da var. Dinheiro herói] em dinheiro e
Você tem /v[nº da var.Dinheiro do banco] em dinheiro no banco.
Essas mensagens vão mostrar ao jogador o quanto em dinheiro ele tem e o quanto em dinheiro ele depositou.
Agora coloque um Show Choices com as seguintes alternativas:
Depositar
Sacar
Na opção depositar coloque um input number de três dígitos para ser inserido na variable deposito.
Depois do input number coloque a variable deposito+1.
Agora coloque uma fork com o seguinte cálculo:
Preste atenção que o valor é ABOVE.
Isso fará com que o banco não aceite que o herói deposite mais dinheiro do que ele possui.
Dentro da fork coloque uma mensagem tipo: “você não tem esse dinheiro”, e um set variable para a variável depósito como zero( set var[deposito]set, 0). Para que o valor que foi inserido nela suma.
No excepting case da fork coloque a variable deposito+1, um change noney com a variável deposito, um set variable somando o valor da var. deposito na var. dinheiro do banco e um set variable para a var. deposito como zero.
Se você sabe gerar variables, a var. de soma não será problema.
Vamos entender:
O Change money vai retirar do herói o
valor que ele está depositando, o set var.de soma vai dar ao banco o valor do dinheiro que foi depositado, e o set var deposito zero é para zerar a variável de depósito. Depositar foi fácil? Retirar vai ser mais fácil ainda.
Vá agora na opção sacar e faça o mesmo que na opção depositar, só mudando o seguinte:
Na variable do Input number coloque a variável saque.
Antes da fork a variable Saque-1.
Na fork mude as variáveis dinheiro herói para dinheiro do banco, a var. deposito pela var. saque.
Preste atenção que aqui usamos BELOW.
Isso fará com que o banco não dê ao herói um dinheiro que ele não depositou.
Coloque uma mensagem: “Você não tem esse dinheiro depositado aqui” e um set variable para a var. Saque (set var[saque]set, 0) para que ele zere a var. saque. Agora no excepting case da fork coloque a variable saque+1, um change money com o valor da var. saque, um set variable subtraindo o valor do saque do valor do dinheiro do banco, e um set variable para o saque sendo zero.
Note que lá no depósito, o change Money retirava o dinheiro do herói, aqui no saque ele devolve. Para fazer a subtração das vars., use o mesmo método mostrado acima, porém mudando o operador para menos(-).
Pronto !!!
Seu banco está feito.
Este tutorial ensina como o banco funciona, qualquer outro complemento como mensagens, outras opções, labels, são inteiramente de sua escolha.
Espero que este lhe ajude a aprender mais sobre este maravilhoso programa da Ascii.
Um abraço.
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Desculpem a falta de imagens, depois eu vejo se posto aqui
Os creditos devem ir para Joao Neto
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