Loop points em midis
Tipo: Tutorial
Versão do RM: RM2000/2003/XP/VX e outros aplicativos que usam midi.(?)
Dificuldade: Média
Antes de mais nada, este tutorial não ensina composição mas sim como adicionar pontos onde a musica vai se repetir, evitando o irritante fadeout que quase todas midis possuem.
Novamente eu trago material que não é qualquer peão que consegue manusear. Bom proveito!
Pois bem, a intenção deste tutorial é explicar algo simples que apenas uma parte dos makers(experientes na área de sonoplastia) tinham conhecimento e conseqüentemente guardavam para si: Um método que adiciona Loop Points em MIDIs sem precisar de scripts, patches ou até mesmo abrir um programa complexo e editar a seqüencia.
Interessados? Então vamos ao que interessa!
Normalmente as seqüencias MIDI tocam e vão até o seu ponto final, onde a melodia volta instantâneamente aos 00:00 e causa efeitos horríveis. Nada fora do normal, certo? Geralmente o autor da MIDI corta a musica ou com FadeOut ou faz uma pequena seqüencia que simboliza o fim da melodia(semelhante a finalização que as bandas fazem em seus sons).
Agora eu vou lhes fazer uma pergunta... Já prestaram a atenção em como as MIDIs que vem com o RTP tocam de maneira perfeita pelo programa? O que quero dizer é... Tentem escutar uma das MIDIs do RTP pelo seu tocador de musica favorito(Winamp, WMP e etc...), após isto abram o RPG Maker e toquem a mesma MIDI.
Notaram como não houve cortes/FadeOut?
Aha! Aqui esta o segredo. Estas MIDIs foram desenvolvidas de forma especial, onde o RPG Maker consegue identificar onde a musica deve parar e de onde deve ser resumida, obtendo então MIDIs que não possuem interrupções, tocando sem parar!
"-Ok, mas eu não vejo nada demais nestas MIDIs!"
Quando um determinado evento do controlador MIDI tiver o valor 111 inserido na faixa da seqüencia, um loop será feito assim que a melodia acabar, onde o inicio da faixa será pulado automaticamente. Por exemplo, uma musica de vitória, onde você não deseja que a intro seja tocada 2x.
Não entendeu nada, certo? Não se preocupe, vou tentar explicar de uma forma mais clara.
MIDIs não são apenas instrumentos musicais mas também vários parâmetros, efeitos, configurações de volume... Entre todas estas funções esta o ponto deste tutorial: "MIDI Event 111".
Normalmente esta função é ignorada por qualquer aplicativo por ser considerada inútil, porem o RPG Maker faz uso do 'MIDI Event 111'!Quando o som termina, o RPG Maker começa a procurar em algum lugar do som onde possa existir o Event 111, com isso ele recomeçará o som exatamente por ai e não pelo inicio da seqüencia.
Entendeu a idéia? Tudo gira em torno de aplicar MIDI Event 111 em suas MIDIs.
Para aplicar o evento nas MIDIs nós precisaremos de uma ferramenta que consiga implementar efeitos estranhos nas MIDIs, porem como eu não quero complicar o tutorial e nem quero que vocês percam o interesse, decidi procurar por outros meios de aplicar o efeito até encontrar uma ferramenta extremamente leve, fácil de mexer e... Como posso dizer... Perfeita para o RPG Maker! LoopEditor.(Ok, isso foi bem obvio)
Download: http://www.mediafire...q6cwvi0xp869b1o
Primeiro passo: Extraia o conteúdo em uma pasta e abra o programa.
[img="http://img33.imageshack.us/img33/7876/73488420.png" alt="" alt=Imagem]
[img="http://i1138.photobucket.com/albums/n531/Alencouto/LoopEditorimage.png" alt="" alt=Imagem]
Segundo passo: Clique em Open e selecione a MIDI que deseja adicionar o Event 111.
Terceiro passo: Após selecionar a MIDI, note que podemos mexer nas demais opções.(seria um problema caso fosse o contrário). Explicarei alguns elementos para que vocês saibam o que devem ou não mexer:
Close: Irá fechar o som(e não o programa)
Save: Salva as alterações feitas.
Play: Toca a musica sem qualquer alteração(também pode resumir o som de onde ele foi parado anteriormente)
Test Loop: Esta opção irá pular 98% da musica e ir direto para o final, e assim que o som acabar ela irá retornar ao ponto de loop.
Bar/beat/tick: Controles de precisão, estarei explicando exatamente como funciona mais abaixo.
Notaram também o pequeno triangulo invertido que fica acima da barra de progresso da musica? Vocês podem alterar a posição dela com obotão esquerdo do mouse! Ao fazer isso você irá criar um ponto loop(note que as opções em Bar/beat/tick também mudam conforme a posição deste triangulo).
Ao clicar com o botão direito na barra de progresso vocês podem adiantar ou fazer com que o playback da musica regrida um pouco, note isso ao apertar Play.
Continuando, agora a grande sacada é vocês realizarem testes nesta MIDI. Arrastem o triangulo invertido e cliquem em TestLoop, ou então editem diretamente as opções em Bar/beat/tick. Seu objetivo é simplesmente encontrar o ponto onde quando a MIDI terminar e o loop começar, não haja cortes ou que ao menos o som fique mais agradável.
Recomendo inclusive que vocês abram as midis que vem com o RTP usando este programa e cliquem diretamente na opção TestLoop para entenderem melhor qual será o seu objetivo.
Quarto passo: Simplesmente clique em Save e teste a MIDI no RPG Maker.
(Lembrando que tocadores de audio como winamp ou WMP não vão identificar estes loops, isso é feito exclusivamente para o RPG Maker!)
Uma curiosidade:
Ao colocar o LoopPoint no final da musica ela será tocada apenas uma vez! Isso é muito util quando você quer fazer uma musica defanfare/vitória. Note que as fanfares do RTP usam este truque.
Qualquer dúvida, por favor postem que irei auxiliar! Espero bons resultados.