[MOD] Tocando SPC/PSF1~2 no RPG Maker 2kX
Atualizado: Podem usar sem riscos. :confiante:
Conforme a repercussão do patch, irei fazer alguns updates mais complexos que vão sem dúvida alguma agradar aqueles que colocam fé no projeto.
Pois bem, já imaginaram ter uma faixa de musica com sua qualidade real e pesando menos que 500 KBs? Loop infinito sem a necessidade de cortar as faixas de audio ou conhecimento em programas alheios? Esta modificação realizada na pasta do seu projeto permitirá que tal feito seja realizado sem maiores problemas, porem obviamente será necessário atenção durante todas as etapas aqui descritas, não irei auxiliar ninguém que simplesmente tenha baixado o arquivo e queira fazer milagres.
Uma breve explicação de como esta alteração funciona:
Citar
A partir de uma modificação no RPG_RT.exe e no arquivo Harmony.dll, faremos com que após a iniciação do projeto um programa em segundo plano seja iniciado automaticamente(graças ao add-on Ineluki Keypatch)
Mas K.A.O.S, o Ineluki só funciona no RPG Maker 2000...
Normalmente sim, porem graças ao ForceHarmony disponibilizado pelo Cherry(www.cherrytree.at), é possível forçar o projeto a usar o antigoHarmony.dll, resultando que o RPG Maker 2003 passe a usar patches que antes não estavam disponíveis para ele.(Por exemplo o DestinyPatch!)
Continuando a explicação, o Ineluki Keypatch irá executar outro programa em segundo plano que será responsável por interpretar as faixas graças as .dll input inclusas e ao Audiere.dll
Com o interpretador pronto, basta então criar o script que será responsável pelos comandos de play/stop... Porem isso será explicado mais abaixo.
Formatos inclusos: [INPUT]
Material necessário:
Instalação:
Citar
RBMW.exe
in_psf.dll
in_snes.dll
in_usf.dll
out_wave.dll
SNESAPU.DLL
winamp.dll
autorun.script
Manual de uso:
Abra o Bloco de notas e cole o seguinte código:
Citar
[execute]
Action=ExecProgram
Command=RBMW.exe RBMW PLAY_XXX NomeDoArquivo FadeInTime FadeOutTime
Wait=False
next=
Salve este arquivo com o nome modelo.script.wav(certifique-se que o arquivo não seja salvo como .txt!)
Este arquivo que criamos é o intermediário entre o projeto e a modificação em si, restando apenas que você edite o mesmo com os dados do som que queremos tocar e seus devidos comandos/efeitos.
Comandos:
PLAY_XXX
Você precisará definir o formato que a musica que queremos que seja tocada é.[PLAY_PSF/PLAY_SPC/PLAY_USF]
NomeDoArquivo
Diretório do arquivo no qual você quer tocar. Você precisa definir a pasta que a musica estará, neste caso usaremos a boa e velha pasta Music(Music/NomeDaMusica.spc por exemplo)
O arquivo em si não deve conter espaço no nome! Substitua cada espaço por "-" ou "_".
FadeInTime e FadeOutTime
Efeito igual ao RPG Maker. O tempo é ajustado igual o comando Esperar/Wait do maker (0.1s)
STOP
Para todas as musicas sem efeito FadeOut.
Após todos procedimentos acima forem finalizados, basta selecionar a musica "nomedamusica.script.wav" na lista de BGMs do rpg maker.
Download: - Atualizado! Não causa mais erro algum.
A Demonstração traz consigo os scripts de STOP, FadeIn/Out inclusos e obviamente diversos sons para que você veja como o sistema funciona.
http://www.megaupload.com/?d=6E80YRB5
Créditos:
K.A.O.S (Por algumas modificações extras)
Ineluki
Cherry
Audiere
EN.I