Forums » RPG MAKER 2K e 2003

Monstros que andam como charset. Parte2 Aleatório.

    • 683 posts
    28 de maio de 2015 11:55:38 ART

    Na minha primeira aula desse assunto eu ensinei o básico para colocar monstros visíveis no mapa como se fossem personagens que perseguissem o jogador. Nessa aula ensinarei como faze-los aparecerem toda vez que o personagem entrar no mapa dessa forma eles aparecerão infinitamente. Também ensinarei como colocá-los de forma aleatória para que o número de monstros no mapa sempre varie com a entrada dos personagens nele .
    Esse tutorial serve também para o RPGMaker XP e o VX.

    Se você ainda não sabe como colocar um monstro em jogo, olhe nessa página aqui.



    MAPAS COM MONSTROS EM ALEATÓRIO: 

    Ao fazer os seus eventos dos monstros marque como condição de evento: Variável e dê o nome de M1, pois o “M” indica monstro e o “1” que é o seu primeiro (isso serve apenas para questão de organização, você pode dar o nome que quiser a sua variável). Coloque um valor acima de zero onde tem “Maior ou iqual a” esse valor estará ligado com a possibilidade do seu monstro aparecer com a entrada do personagem no mapa. Isto será explicado logo a seguir.
    Vá nos pontos dos eventos teleporte do seu mapa, coloque como mais um evento: “Mudar Variável”; escolha a variável correspondente aos monstros do seu mapa; coloque em “Operando”  na parte dos “Aleatório” Valores que abrangem o que você determinou o seu monstro.

    Por exemplo: Eu fiz 5 eventos de monstros em um mapa e em cada monstro desse mapa eu marquei nas  “Condições de Eventos”:  “Variável” (escolhi a primeira com o nome que dei de M1) e coloquei onde tem valor “Maior/Iqual que” o número 1 para um, 2 para o outro e assim por diante. Até o cinco para o último monstro. Nos pontos de teleporte que levam para esse mapa eu coloquei  “Opções de Variável”; “Individual”; “M1”. Na parte de operação eu marquei “Substituir”. E em “Operando” marquei “Aleatório” de 1 até 5.

    Dessa maneira todo vez que entrar ou sair do mapa um valor de 1 até 5 rolará e os monstros desse mapa que tiverem esse valor ou estiverem abaixo dele sempre  aparecerão no mapa independente de quantas vezes o herói os mate.

    Observação: Se você não quiser colocar os monstros de forma aleatória basta substituir onde tem Variável por um Switch correspondente.

    Quanto menor o valor da Variável do monstro maior a chance dele aparecer no mapa.

    Espero ter sido útil para alguém, se for esse o seu caso você pode deixar um crédito como agradecimento. Obrigado. :tchau: