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Basic: Monstros que andam como charset e andam atrás do jogador

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    28 de maio de 2015 12:09:35 ART

    Aqui coloca essas instruções básicas de como colocar um monstro em jogo como se fosse um personagem estilo 
    de jogo como o EarthBound.
    Para fazer seu monstro crie um evento. Escolha nos tipos de movimento Seguir Herói caso você queira que o monstro vá atrás dos jogadores (Obs.: Se local for pequeno e/ou tiver muitos monstros nessa área você poderá colocar movimento aleatório). A "Condição Inicial do Evento" deve ser "Ao Tocar (Evento, Herói)" e a "Posição do Evento" deve ser "Mesmo Nível que o Herói" para que o monstro ao tocar o herói ative os eventos a seguir.

    Mas antes de continuar você deve saber que você pode programar a velocidade e frequência da perseguição do seu monstro pela "Velocidade de Movimento" e "Frequência". Com uma frequência 8 você pode colocar a velocidade normal ou metade sem muitos problemas, como padrão. Mas recomendo que você escolha e teste antes de fixá-lo.

    Nos "Comandos de Eventos" você pode colocar uma frase do personagem ao encontrar o monstro, ou do monstro como pro exemplo: "Estou com fome", caso seu monstro seja um zumbi.
    Coloque em seguida na lista de comandos na aba2 "Iniciar Combate" e escolha o seu combate e apreste atenção no terreno.

    No final coloque um Switch On correspondente para após o combate,  recomendo chamar seus switchs de  "CombateZ" onde  Z=[ao número de combates criado] dessa forma você terá vários eventos diferentes .  Crie uma nova página deixe ela com Switch do final de combate, tire a imagem do char do monstro e deixe  vazio os eventos a não ser que queira dar um prêmio para o personagem ou colocar alguma frase do personagem ao ganhar.

    Obs.: Não se esqueça de fazer um switch para cada encontro, caso contrário vários moonstro desaparecerão ao jogador derrotar um. A não ser que seja proposital deixando subtendido que o grupo de inimigos procura-se o jogador na região e ao ser encontrado por um os demais vieram ajudar no combate.

    Espero ter ajudado alguém, este tópico também pode ser utilizado para RPG Maker XP e VX. Se for útil para você não esqueça de deixar o seu crédito obrigado. 
      :tchau: