Aqui coloca essas instruções básicas de como colocar um monstro em jogo como se fosse um personagem estilo
de jogo como o EarthBound.
Para fazer seu monstro crie um evento. Escolha nos tipos de movimento Seguir Herói caso você queira que o monstro vá atrás dos jogadores (Obs.: Se local for pequeno e/ou tiver muitos monstros nessa área você poderá colocar movimento aleatório). A "Condição Inicial do Evento" deve ser "Ao Tocar (Evento, Herói)" e a "Posição do Evento" deve ser "Mesmo Nível que o Herói" para que o monstro ao tocar o herói ative os eventos a seguir.
Mas antes de continuar você deve saber que você pode programar a velocidade e frequência da perseguição do seu monstro pela "Velocidade de Movimento" e "Frequência". Com uma frequência 8 você pode colocar a velocidade normal ou metade sem muitos problemas, como padrão. Mas recomendo que você escolha e teste antes de fixá-lo.
Nos "Comandos de Eventos" você pode colocar uma frase do personagem ao encontrar o monstro, ou do monstro como pro exemplo: "Estou com fome", caso seu monstro seja um zumbi.
Coloque em seguida na lista de comandos na aba2 "Iniciar Combate" e escolha o seu combate e apreste atenção no terreno.
No final coloque um Switch On correspondente para após o combate, recomendo chamar seus switchs de "CombateZ" onde Z=[ao número de combates criado] dessa forma você terá vários eventos diferentes . Crie uma nova página deixe ela com Switch do final de combate, tire a imagem do char do monstro e deixe vazio os eventos a não ser que queira dar um prêmio para o personagem ou colocar alguma frase do personagem ao ganhar.
Obs.: Não se esqueça de fazer um switch para cada encontro, caso contrário vários moonstro desaparecerão ao jogador derrotar um. A não ser que seja proposital deixando subtendido que o grupo de inimigos procura-se o jogador na região e ao ser encontrado por um os demais vieram ajudar no combate.
Espero ter ajudado alguém, este tópico também pode ser utilizado para RPG Maker XP e VX. Se for útil para você não esqueça de deixar o seu crédito obrigado.