28 de maio de 2015 13:22:41 ART
Este Tópico esteve na MRM Recomenda #53
Criando seu Menu Personalizado
Criado por:OJady Nível: MédioProgramas :RMXP,e um editor de imagens bem simples!
[o]Introdução
Bem galera, o negócio é o seguinte, já vi muitas pessoas querendo fazer menus legais elas mesmas, e o melhor jeito e por esse método bem simples que eu desenvolvi, very customizável, e simples de fazer, bem vamos lá!
[o]Primeiro Passo:
Primeiramente arrume o script de pular o menu de título, aqui! Crie o projeto claro, e use esses bloqueios são bem simples e vão te ajudar a enxergar oque se passa no mapa! Crie e vai ficar uma coisa linda de Deus!http://desmond.image...png&res=landing Ajeite eles para depois não lhe dar dor de cabeça!Pronto agora o segundo passo.
[o]Segundo Passo:
Bem agora e arrumar as imagens, na verdade eu tenho um método melhor aliás muito melhor!Crie 5 arquivos com o tamanho 640x480 , e crie 5 imagens desse tamanho.Eu fiz algumas como eu sou um design péssimo faça você mesmo as suas por que aliás você é quem manda!Fundo Título Novo Jogo Continuar Sair Importe elas para a pasta das pictures , bem agora para o terceiro passo.
[o]Terceiro passo:
Agora vamos falar de programação que vai ser usada na verdade ela e muito simples! crie 3 eventos aliadamente que nem eu fiz nessa imagem!LEMBRE-SE DE DESABILITAR O MENU! http://desmond.image...jpg&res=landing Se quiser fazer um efeito de névoa bonito faça com essas configurações:
Bem agora é o seguinte crie um evento que ficará no canto da tela ele vai fazer as imagens aparecerem, ele tem que está no modo Processo Paralelo ,lembre-se que quando usar as imagens desse tamanho você não poderá alargar imagens, agora insira no eventos o seguinte:Mostrar imagem01>Selecione a imagem do fundo como a primeira Espere 20 Frames Mostrar imagem02>Selecione a imagem do "Título" Mostrar imagem03>Selecione a imagem do Novo jogo>Opacidade:000 Mostrar imagem04>Selecione a imagem do Continue>Opacidade:000 Mostrar imagem05>Selecione a imagem do Sair>Opacidade:000 Espere 20 Frames Mover imagem02>Esperar 10 frames>Opacidade:255 Mover imagem03>Esperar 10 frames>Opacidade:255 Mover imagem04>Esperar 10 frames>Opacidade:255 Mover imagem05>Esperar 10 frames>Opacidade:255 Agora Mover evento>X:0 e Y:-1 Ligue a Swchith Local A, e crie outra página ligando ela. Faça isso, na verdade pode parecer meio confuso mas se não entender direito baixe a demo no final do tutorial!
[o]Quarto passo:
Esse é a configuração dos eventos eles devem ficar assim todos os três: Na verdade será um pouco difícil de ser explicar crie 3 Swchiths , elas realmente vão ser precisas, depois de criar as 3 Swchiths, vá até os eventos alinhados e crie 1 página a mais nesses três eventos com a swchiths a determinada se for o lugar do Novo Jogo a segunda página deve ter a swchith deve ter sua, e a primeira página deve sem está ao tocar o evento, essa função isso é importante!Olhe isso sempre é meio confuse então tirei print dos 3 eventos de como deve ficar:Novo Jogo: Bem na verdade todos os 3 eventos vão ter configurações diferentes, mas são quase todos arrumados da mesma maneira preste atenção como ficara este eventos, na segunda página deste evento ele deve deletar algumas imagens bem olhe como ficou a configuração: Página 1:
Página 2:
Continuar: Essa ela vai ter que ter um comando de script em sua segunda página este comando é este: Chamar script: $scene = Scene_Load.new Página 1:
Página 2:
Sair Bem de novo, você vai ter que chamar script que agora ele irá sair do jogo: Chamar script: $scene = nil Página 1:
Página 2:
Bem agora como ficou o comando paralelo para chamar as imagens: Página 1:
Página 2:
[o]Resultado Final
http://desmond.imageshack.us/Himg11/scaled.php?server=11&filename=menuperso.jpg&res=landing
[o]Brinde:
http://desmond.imageshack.us/Himg109/scaled.php?server=109&filename=borderf.png&res=landing
Use ele, no começo do processo paralelo como imagem10 para não atrapalhar!
[o]Download:
Bem, é esse o tutorial espero ter ajudado se não entendeu baixe o menu e fuce, qualquer dúvida é só perguntar no tópico estarei sem com um grande motivação em te responder!
~Lucky