Bom eu irei começar a primeira aula, e ela será de um dos sistemas mais usados atualmente, o ABS. Primeiramente, para conseguir acompanhar as aulas será necessário um certo nivel de programação de Eventos, recomendo que leia os seguintes tutoriais sobre os comandos de eventos feito pelo Sasuke_Uchiha.
-Switches
-Variáveis
-Condições
-Mostrar Imagem
Esse será um ABS feito com um nivel de programação um pouco alta, mas o resultado será um ABS mais dinamico ou seja você terá em mãos um ABS extremamente versátil basta saber usa-lo. Essa é uma razão pela qual eu dividi as aulas, ele será um pouco extenso.
Bom, caso queira saber como o meu ABS ficou aqui esta o link
ABS
Bom antes de tudo será necessário que tenha uma switch ligada a todo o tempo no seu ABS, apenas ligue uma switch qualquer no primeiro mapa. A primeira coisa a fazer é criar um evento qualquer no mapa, esse evento será necessário em todos os mapas, ele vai decidir o seu ataque e o que ele fará. Depois de criar um evento qualquer no mapa vá a parte de Eventos comuns e declare 4 variaveis, 2 para a posição do personagem no mapa e 2 para a posição desse evento que acabamos de criar, o seu Evento comum deverá estar desse jeito.
Essas variáveis servirão para que o maker possa saber a posição de cada coisa no mapa, no caso o personagem e futuramente o evento do ataque.
Declarado as variáveis, está na hora de decidirmos qual botão usaremos para o ataque e em que área irá percorrer o seu ataque. Crie outro evento comum em processo paralelo, esse irá decidir qual tecla pressionar para ativar o ataque. o seu Evento Comum ficará desse jeito.
Esse switch ligado você irá associa-lo ao Evento que está no mapa, que no caso você irá coloca-lo em outra Aba deste modo.
Sugiro que coloque uma imagem nessa aba para o evento, mesmo que não tenha no jogo para saberem para aonde está aparecendo o seu Evento.
Bom feito isso, vamos programar o que irá acontecer quando o switch estiver ligado, vou programar para o evento fazer um ataque curto, ou sejá um ataque de espada ou qualquer ataque de curto alcance.
a programação será da seguinte maneira.
Obs: coloque o evento para atravessar
Eu sugiro que a frequencia você mantenha a 5, a velocidade de ataque depende da velocidade que você que que ele se mova.
Esse comando de posição do Evento serve para colocar o evento logo abaixo do personagem, assim quando a tecla for pressionada ele aparecerá logo abaixo do personagem e fará o movimento. Pronto o seu primeiro ataque está pronto. Irei listar lá em baixo uma tarefa para fazerem e eu irei verificar.
Para programar que o ataque aconteça, será necessário mais 2 variaveis, as que irão indicar a posição de inimigos no mapa, minha sugestão para facilitar é criar esse mapa como um template, que você copie ele para criar outros mapas por cima, fazendo assim 90% da programação na parte de Eventos Comuns. Bom primeiro crie um Evento qualquer que você queira que ele seja o inimigo no nosso mapa e declare variaveis para a defesa e Vida dele, assim que declarar isso crie uma aba nova para ele ficando desse modo.
Com esse evento criado volte para a parte de Eventos Comuns e declare novamente as coordenadas desse evento.. ficando desse jeito.
Após declarar as variaveis dele será necessário outro evento comum, que irá decidir o que o seu ataque ira fazer
aconselho que o switch que ative-o sejá o mesmo que você escolheu para aquele ataque, assim você poderá criar mais tipos de ataques no mesmo ABS apenas criando eventos parecidos com esse. O seu evento comum ficará desse jeito
Para finalizar essa aula, iremos fechar essa parte do ABS, criando o ataque basico do inimigo e criando as condições da sua derrota e do derrota dele.
Primeiro o ataque dele, farei um bem basico com ele, colocarei um ataque por contato desse modo.
Coloque na aba dele a condição de ser ativado ao tocar Evento.
Como alguns talves ja sabem, o maker não coloca a vida do personagem a 0, minimo que chega é ao valor 1, sabendo disso colocaremos em qualquer evento comum que ja temos, a condição de caso sua vida chegue a 1, é chamado o Game Over.
Para finalizar.. cria a condição do inimigo quando morrer lhe dar Exp, e itens, eu gosto muito de colocar em outro evento no mapa, ja que irá facilitar a configuração para quando quiser criar novos inimigos .
Ficaria desse modo, ligando uma switch que fará com que o Inimigo despareça.
A minha sugestão é que coloque uma condição na parte do ataque desse modo.
- Postem aqui para quem tentar fazer a lição de casa, crie um mapa com 2 inimigos, e com que o seu ataque seja a distancia, como arco e flecha, ou uma bola de fogo enfim qualquer ataque a distancia.
Caso eu esteja de bom humor :hahaha!: , e vocês estejam acompanhando essa aula, na próxima aula irei ensinar a criar magias para esse abs, magias a distancia, de area e skills.